Apesar de ser uma ferramenta recorrente nas empresas hoje em dia, a intranet ainda carrega algumas dúvidas sobre como ela funciona, qual a sua importância e o que precisa saber sobre ela na hora de investir na ferramenta. É por isso que o Vivaintra decidiu trazer esse post com as 5 dúvidas mais frequentes sobre a intranet, a fim de sanar as sua dúvidas, caso esteja pensando em adquirir uma ferramenta de comunicação interna para a sua empresa.

 

O que é intranet?

 

A intranet é uma rede fechada de computadores, semelhante a internet, que funciona de maneira restrita, em sua maioria em empresas, onde os colaboradores podem acessá-la. A intra permite troca de informações e também a interligação entre os departamentos de maneira, segura e eficiente entre as unidades da empresa. Além disso, é uma das ferramentas que ajuda a centralizar informações e arquivos para alinhar da melhor forma possível a comunicação interna.

 

Como a intranet pode ajudar na comunicação interna?

 

A intranet auxilia a facilitar a organização no ambiente de trabalho, de modo que a mesma disponibiliza serviços como Comunicados Internos, Chat Corporativo, Avisos, entre outros. Ainda, ajuda nas atividades diárias, visto que ela otimiza inúmeros processos ao mesmo tempo, trazendo agilidade e otimização do trabalho. Alguns exemplos podem ser: a divulgação do que acontece dentro da empresa e a integração de diferentes departamentos.

 

Ainda, a intranet facilita na cooperação e coordenação entre os colaboradores, que acabam por diminuir os ruídos na comunicação, geralmente causados quando o ambiente de trabalho é agitado e conversas paralelas. Com a ferramenta, além de diminuir  os ruídos, ela também oferece oportunidade para o envolvimento do público interno.

 

Por que a minha empresa precisa de uma intranet?

 

Existem alguns sinais que ajudam na hora de decidir se sua empresa precisa de uma intranet ou não. Alguns deles são: a falha na comunicação interna, visto que para ter uma boa organização nas atividades é imprescindível uma boa comunicação, para que os trabalhos sejam produtivos e satisfatórios. Com a ferramenta, os colaboradores conseguem interagir entre si, compartilhando informações de maneira coerente,além de estarem conectados com os acontecimentos da empresa.

 

O uso de redes sociais dentro da empresa, ausência de organização ao realizar as tarefas diários são outros sinais para de ajudar a decidir se precisa investir em uma ferramenta de comunicação interna. A intranet facilita com inúmeros recursos, como por exemplo o chat corporativo que diminui bastante o uso por exemplo do Whatsapp. Além disso, a ferramenta traz o recurso de tarefas, onde as atividades ficam concentradas em apenas um lugar, onde você recebe notificações para não esquecer de realizar alguma tarefa pendente.

 

Qual a diferença entre intranet e extranet?

 

Como já foi mencionado anteriormente, a intranet é uma rede fechada e interna, que possibilita o uso de protocolos de comunicação. É uma rede que conecta usuários, realiza troca de informações, gerencia arquivos e documentos e centraliza a comunicação entre os colaboradores, interligando unidades de maneira rápida, segura eficiente.

 

Já a extranet, ela funciona como uma rede compartilhada que divulga informações que já estão presentes na intranet. Ou seja, a extranet compartilha conteúdos que que uma intranet privada disponibiliza para outros usuários.

 

Como funciona a Tv Corporativa?

 

É uma ferramenta que possibilita a criação de um canal de TV, sendo colocado como um meio de comunicação e informação que contribui na divulgação de conteúdo dentro da empresa, para que os colaboradores estejam por dentro do que está acontecendo na organização. Avisos internos, aniversariantes do mês, ações e campanhas internas são exemplos de conteúdo que podem estar circulando na sua TV Corporativa.

 

 

Percebeu como esse recurso pode se encaixar perfeitamente na sua empresa? Se ainda não conhece o Vivaintra, Cadastre-se gratuitamente e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Além disso, se gostou deste post, confira os nossos outros compartilhamentos sobre Comunicação e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.