No dia 8 de março, comemora-se o Dia da Mulher. Este passou a ser representado quando em 1857, um grupo de mulheres trabalhadoras em Nova York fizeram uma greve exigindo melhores condições de trabalho, sendo um deles os direitos trabalhistas. Porém, o protesto foi contido pelas autoridades.

 

Muitos outros movimentos surgiram ao longo dos anos, como em 1908 quando as mulheres, novamente, fizeram uma greve para relembrar o ano de 1857 e exigir melhores condições no ambiente de trabalho. Em 1911, uma fábrica de tecidos em Nova York foi incendiada devido a circunstância precária do lugar de trabalho. O incêndio matou 154 pessoas, sendo a grande maioria mulheres.

 

Foi então, em uma conferência internacional na Dinamarca que o Dia Internacional da Mulher foi instituído, para que todos possam homenagear as realizações das mulheres, bem como discutir sobre os seus direitos.

 

Além de incentivar uma homenagem para as mulheres neste dia, existem outras ações que são tão importantes quanto. Em vista disso, separamos algumas ações que você pode se inspirar para promover o Dia da Mulher na sua empresa.

 

Homenageie as colaboradoras

 

Todo dia é o dia da mulher, mas neste dia em específico comemoramos todos os feitos que as mulheres conquistam em todas as suas lutas por direitos e igualdade, seja em questões pessoais ou profissionais. Há maneiras de homenageá-las deixando uma rosa na estação de trabalho, um post-it escrito "Feliz dia das Mulheres", cartões de homenagem, além de outras ações que incluem um almoço ou campanhas internas.

 

Outra forma de homenageá-las é fazendo um sorteio em sua intranet, onde os prêmios são vale-compras, kit de maquiagem, entre outros brindes personalizados.

 

Utilize a TV Corporativa

 

Você pode utilizar a TV para divulgação de ações no Dia da Mulher. Pode ser uma espécie de testemunhos de colaboradoras para contar sobre sua trajetória profissional, como essas colaboradores gostariam de ser representadas no ambiente corporativo. Ainda, banners digitais que promovam a divulgação deste dia.


 

Dê crédito às suas colegas de trabalho

 

Apoie as suas colegas, valorize o trabalho delas. É importante para qualquer colaborador, seja homem ou mulher, obter créditos pelos trabalhos que eles realizam. Essa ação cria motivação e faz com que eles recebam o devido valor pelas suas conquistas.

 

Deixe-as expor as suas ideias

 

Quando há reuniões e todos estão discutindo sobre metas da empresa a serem atingidas ou até mesmo sobre alguma atividade que precisam realizar para alcançar algum objetivo já pré-determinado, ouça as ideias que as suas colegas de trabalho possuem. Muita das vezes elas têm muito com o que contribuir para o crescimento da empresa.

 

Faça uma doação para grupos com iniciativas sociais que lutam para trazer benefícios às mulheres

 

Há inúmeros movimentos e grupos que lutam pelos direitos das mulheres. Que tal promover uma ação solidária para com estes grupos? Fazendo isso, demonstra que a empresa têm o devido apoio para com as mulheres, além da questão da empatia, um fator importante para se ter em inúmeras ocasiões, sendo essa uma delas.


 

A Vivaintra presta homenagem à todas vocês mulheres neste Dia da Mulher, apesar de que essa luta pela valorização e direitos seja todos os dias. À cada ano, vocês inspiram todos a sua volta e cada vez mais conquistam aquilo que sempre procuraram: igualdade.

 

Gostou deste post? Então confira nossos posts sobre Endomarketing para conferir outras ações como personalizar a sua intranet no Outubro Rosa e continue aperfeiçoando essa área na sua empresa. Ainda não conhece a Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e melhore a integração entre as equipes na sua empresa!