Atualmente, cada vez mais empresas adotam o sistema de intranet para melhorar a comunicação interna entre outros fatores, entretanto, há situações que os resultados não são o esperado. Acontece que, há empresas, em que os colaboradores não aproveitam totalmente dos recursos que a Intranet oferece ou não a utilizam da forma devidamente correta.

 

Um dos motivos para não haver participação com a Intranet é a falta de engajamento dos colaboradores com a plataforma por isso é importante mostrar que ela é uma ferramenta importante para que o ambiente de trabalho possua maior integração e troca de ideias. Além disso, é relevante mencionar o papel dos líderes da empresa em desenvolver o engajamento para atingir os objetivos da empresa.

 

Para que os colaboradores usem a intranet, é importante estimulá-los a usar. Neste post, você vai poder conferir maneiras de como estimular a participação dos colaboradores na intranet.

 

Deixe claro os objetivos da plataforma

Para que os colaboradores tenham noção do que esperar da plataforma. é fundamental oferecer um treinamento para os colaboradores onde será apresentado todos os recursos e ferramentas do que a Intranet pode oferecer, além de como utilizá-la e dicas para prática de uso.

 

Estimule a participação dos líderes da empresa

Uma vez que os líderes da companhia façam uso da ferramenta, eles automaticamente estimulam os funcionários a utilizar e aumentar o seu envolvimento com a plataforma. Ademais, é interessante que haja um feedback de cada membro da empresa para troquem ideias e estabeleçam novas metas para a empresa.

 

Torne a experiência dos colaboradores mais simples

Apesar da intranet tornar-se ativa para suprir as necessidades da empresa, pode acontecer de dificultar a busca de informação dentro da plataforma. Em vista disso, é importante oferecer ao colaborador/usuário uma experiência facilitada para que o resultado seja uma prática mais objetiva.

 

Apresente os serviços úteis da plataforma para os colaboradores

Além de ferramentas, a Intranet também oferece serviços como registro ponto online, consulta de banco de horas, holerites e procedimentos internos. Dessa forma, o funcionário pode realizar o Autoatendimento e ganhar benefícios com esses recursos.

 

 

Por fim, é importante que a sua empresa estimula os colaboradores para que haja um maior crescimento na comunicação interna além de melhorar o engajamento. Já pensou em Gamificação?


O Vivaintra está sempre de olho em quais conteúdos que estão procurando, para sempre trazer o melhor do conteúdo para vocês. Ainda não conhece o Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Além disso, se gostou deste post, confira nossos outros posts sobre Gamificação e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.