Uma estrutura organizacional serve para organizar a divisão de cargos, tarefas e atividades dentro de uma empresa, para que esta consiga atingir as suas metas e obtenha sucesso em seus objetivos. Essa estrutura é divida em 3 níveis, sendo eles, respectivamente: estratégico, gerencial e operacional.

 

Nível Estratégico

É comumente conhecido por ser a parte que define a hierarquia da estrutura. Decidem o que vai ser feito, quando e o porquê será realizado, ou seja, são a parte da estrutura que definem quais objetivos serão alcançados, a gestão deles e o planejamento estratégico. Este nível é composto pelo presidente a empresa, vice-presidente e diretoria.

 

Nível Gerencial

O nível gerencial tem por objetivo definir como serão realizadas e seu processo operacional. Visto que, os responsáveis nesta função, são os intermediários que compõe a estrutura organizacional, ou seja, mantém o contato com o nível estratégico e operacional. Este nível é composto pelos gerentes dos departamentos da empresa.

 

Nível Operacional

Sua responsabilidade é a realização do processo operacional das atividades. Enquanto o nível gerencial define como será o andamento da operação, o nível operacional é que o realiza. Ainda, os responsáveis por essa parte da estrutura são os que fazem os objetivos serem colocados em prática, e assim, atingi-los. Além disso, os colaboradores incluídos neste nível, realizam tarefas básicas e possuem maior contato com clientes e fornecedores.

 

A estrutura organizacional, como já foi mencionado anteriormente, convém para que tudo que é realizado dentro de uma empresa, seja feito da forma mais organizada e apropriada possível. Lembrando que ela não serve para estabelecer níveis de autoridade, mas também para contribuir no processo de alcance de metas e responsabilidades atribuídas a cada colaborador.

 

No Vivaintra, é possível indicar os 3 níveis da Estrutura Organizacional na sua Intranet, de forma automática sem precisar de técnicos para realizarem atualizações! Então para você que já cliente, ative este recurso e para você que ainda não conhece a nossa plataforma, crie uma conta gratuita neste link: www.vivaintra.com/trial

 

Gostou deste post? Então confira nossos posts sobre Gestão de Pessoas e continue aperfeiçoando essa área na sua empresa.