Uma administração bem estruturada é a base de um bom desempenho organizacional. Dentro de uma empresa, a comunicação se faz indispensável, visto que é através dela que nós interagimos com as outras pessoas.


Mas, o que é comunicação?


A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Uma ação social primária que permite criar e interpretar mensagens que provocam alguma resposta.  


O processo de como trabalhar através da comunicação é alinhar um perfil da empresa, para uma maior sintonia que refletirá, positivamente, na organização e clareza de suas ações. Definindo assim, formas de administrar e decidir qual a melhor opção que a sua companhia seguirá.  

 


COMUNICAÇÃO HORIZONTAL


Na comunicação horizontal, os cargos nas empresas não funcionam hierarquizados, mas sim paralelamente, ou seja, lado a lado. Essa liberdade na comunicação faz com que o ambiente seja mais informal, como startups.  


Não podemos dizer que uma comunicação é melhor que a outra, uma vez que cada uma possui pontos negativos e positivos. Cabe somente à empresa e seus gestores escolherem qual a melhor para a realidade de sua organização.  

 


Benefícios da comunicação horizontal


 

Fortalece a união de equipe


Trabalhar em equipe é um grande passo para o sucesso pessoal e da organização. A comunicação horizontal reduz conflitos em que as opiniões divergem, fortalecendo a união do grupo e criando um espaço para dialogarem sempre que algum desentendimento acontecer.

 

Cresce número de funcionários


Quando os funcionários têm liberdade para tomar decisões e promover suas ideias, eles se encontram diante de novas situações o tempo todo, fazendo com que ganhem gradativamente experiência e consigam agregar muito mais para a empresa.

 

Comunicação livre entre setores


Na abordagem horizontal a comunicação acontece livremente entre os departamentos, evitando conversas paralelas e fofocas, o que prejudica a equipe como um todo.  

 

Diminuição de mal-entendidos

 

Os conflitos entre empregadores e empregados são mais comuns do que imaginamos. A comunicação horizontal consegue reduzir estes mal-entendidos, pois as informações não estão centradas em apenas um grupo e sim, amplamente.

 


COMUNICAÇÃO VERTICAL


Essa comunicação refere-se à comunicação hierárquica, ocorrendo entre profissionais de diferentes cargos. O objetivo é tornar o trabalho dentro de uma empresa formal e incorporado. Isso ocorre através de informações de seus processos, políticas institucionais, seus produtos e serviços, entre outros fatores. Essa comunicação ainda pode ser dividida em dois fluxos:


- Comunicação Descendente, que consiste na comunicação dos gestores para os colaboradores, são basicamente informações de caráter organizacional, como normas, regras, instruções etc.;


- Comunicação Vertical Ascendente, que ocorre de baixo para cima, assim sendo, refere-se à comunicação de um colaborador superior hierárquico. Nesta comunicação ocorre envio de relatórios, sugestões, reclamações, esclarecimento de dúvidas etc.  

 

 

A comunicação é imprescindível nas empresas, pois é através dela que as informações de seus processos são transmitidas. Dentro de uma organização, a comunicação também se configura como estratégia e deixa o ambiente de trabalho sem falhas, com gestores e colaboradores capazes de verificar impacto das atividades, passar feedback, negociar, discutir ideias e analisar resultados obtidos, garantindo a motivação e aumento da produtividade interna.

 

Gostou desse post? Então confira nossos posts sobre Comunicação e continue aperfeiçoando essa área na sua empresa.