A avaliação de desempenho foi desenvolvida para calcular a competência e capacidade dos colaboradores. Ela consiste em uma avaliação elaborada por supervisores ou responsáveis superiores que oferece aos funcionários um feedback mais concreto sobre o desempenho em questão.

 


Saiba a diferença: O feedback se distingue dessa prática porque a avaliação de desempenho é muito mais objetiva em relação aos resultados, enquanto o feedback analisa juntamente outros elementos do comportamento do indivíduo dentro da empresa.


 

A motivação é o fator que entra em jogo quando esse tipo de avaliação é feita, pois ela deve incentivar uma melhora na realização do trabalho, já que as ações dos colaboradores afeta a empresa diretamente. Seu propósito é mais abrangente do que apenas avaliar, com o foco em aperfeiçoar as funções exercidas, possui também a intenção de treinar e capacitar.

 

Essa é a melhor forma do supervisor mostrar que está por dentro das atuações do funcionário, já que reconhece e destaca sua eficiência. Acontece ainda o estreitamento da comunicação entre avaliador e avaliado. É interessante explicar para os membros da equipe qual é o intuito da avaliação dentro da empresa, para que serve, o que será analisado, enfim, como funciona a análise. Entendendo a dinâmica da avaliação, o colaborador irá compreender sua importância.  

 

O método permite o reconhecimento de novos talentos, possibilitando a reorganização interna dos colaboradores. Para parabenizar os destaques da organização, é interessante providenciar premiações e recompensas.

 

A prática é importante para acabar com o subjetivismo que fica sobre o pensamento dos funcionários. Esse é o momento para eles constatarem o resultado de seus esforços de fato e eliminar os palpites.

 

O que os funcionários pensam a respeito da avaliação de desempenho?

Um projeto de pesquisa publicado pelo Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia em 2015, no qual foi realizado uma pesquisa de campo em uma determinada empresa com 12 colaboradores, separou alguns dados sobre as opiniões dos indivíduos a respeito da avaliação do desempenho, confira o gráfico a seguir:

 

gráfico

 

Após conferir a importância da avaliação de desempenho, saiba como realizá-la de forma adequada com as dicas que preparamos para você:  

 

Seja objetivo e transparente

Essa é a finalidade da avaliação de desempenho: sua objetividade. Por isso, apresente os resultados de forma clara, descomplicada e coerente, o propósito é tornar a avaliação mais compreensível possível para que não os colaboradores não fiquem com dúvidas sobre o que foi apontado.

 

Preste atenção na quantidade e qualidades de tarefas que estão sendo desenvolvidas

Ter atenção com os colaboradores é essencial para descobrir se os mesmos estão cumprindo as tarefas. Observe tanto a quantidade de tarefas realizadas quanto a qualidade, afinal as atividades com o resultado final de baixa qualidade é tão prejudicial para a empresa quanto a sua não realização.

 

Identifique pontos fortes e pontos fracos

Todos possuem pontos que se destacam. Procure identificá-los para entender melhor o porquê de algumas situações ocorrerem de tal forma para o colaborador. Alguns apresentam maiores habilidades em determinadas áreas e consequentemente irão dispor de mais agilidade para realizar determinadas tarefas. Aprenda a valorizar as particularidades de cada um para que a avaliação seja justa.

 

Analise a evolução do colaborador

Não adianta elaborar uma avaliação sem pensar no progresso que foi alcançado. Leve em consideração as conquistas do funcionário desde que ingressou na empresa, vale analisar essa evolução para fazer comparativos. Este é um ponto importantíssimo: em paralelo com outros membros da equipe, o indivíduo pode não estar entre os melhores resultados, mas o crescimento individual é muito relevante no momento da avaliação.    

 

Use a avaliação para traçar metas para os colaboradores crescerem

A avaliação auxilia a criação de metas, considerando que cria indicadores para gestão. As metas apontam para as conquistas que precisam ser alcançadas em um determinado intervalo de tempo, tendo conhecimento do que cada indivíduo está produzindo, a determinação das metas tornar-se mais fácil, em vista de que você saberá qual é a possibilidade dos indivíduos atingi-las.  

 

Confira o esquema do Vivaintra:

 

esquema

 

Conclusão

É necessário que a avaliação de desempenho seja uma prática cotidiana dentro da empresa. Adquirindo esse hábito, a organização poderá colher os frutos de ter funcionários empenhados e dedicados a seu trabalho. Lembre-se que para isso, é importante seguir as dicas que separamos para que você realize uma avaliação apropriada e não cometa injustiças. Adote a postura de avaliador e observe, verifique e analise as circunstâncias.

 

Ainda não é cliente Vivaintra? Cadastre-se agora mesmo e experimente!