Equipes que trabalham juntas são capazes de aumentar a produtividade da empresa e trazer melhores desempenhos para os colaboradores. Quando há grupos de trabalho bem estruturados, a convivência no ambiente de trabalho torna-se nitidamente melhor, o que é muito importante para o bem-estar e eficiência do funcionário.

 

Quer melhorar a integração da sua equipe? Veja essas dicas que preparamos para você.

 

Invista em comunicação

A comunicação eficiente contribui para que não exista ruídos entre os colaboradores, o que pode causar mal-entendidos e prejudicar a produtividade. Por isso, a troca de informações de forma clara tem um alto nível de importância na hora do expediente.

 

A contratação de uma intranet contribui de forma significativa para o desenvolvimento da comunicação interna, que tem como consequência equipes engajadas e preparadas para solucionar problemas.

 

Com a utilização de uma ferramenta dinâmica, o diálogo pode estabelecer relações que criarão um ambiente propício para a integração das equipes.

 

Conheça os participantes da equipe

Cada um lida com as situações de forma diferente, por isso conheça quem são seus colaboradores. Dados como personalidade, características comportamentais e carreira profissional são bem-vindos. Essas informações vão permitir que sua empresa possua dados para otimizar as relações internas.

 

O colaborador precisa entender que não é apenas mais um na equipe e sim que ele faz a diferença para a evolução da empresa. Dar atenção necessária para o perfil de cada um melhora a relação entre chefes e funcionários, dessa forma você terá uma noção do que esperar de cada colaborador em diferentes situações.

 

Dê voz aos colaboradores

Os funcionários são a peça fundamental para que a integração aconteça e muitos deles tem algo a dizer para colaborar, mas primeiro precisam ser ouvidos. Peça a opinião dos integrantes sempre que possível, assim eles reconhecerão que fazem a diferença no trabalho.

 

O ponto de vista da equipe importa significativamente, pensando que as equipes são formadas por esses indivíduos que presenciam diferentes situações todos os dias. É indispensável saber o que eles pensam também a respeito da aproximação de outros funcionários.

 

Resolva os conflitos

Transferir os problemas para depois não é uma boa ideia. Os conflitos podem gerar perturbações desnecessárias que você é capaz de afastar dos colaboradores. A dica é simples: caso apareça algum obstáculo, resolva antes que tome uma proporção indevida.

 

Os funcionários trabalharão melhor sem problemas totalmente dispensáveis os cercando e um bom líder tem a responsabilidade de resolver os impasses. Seja objetivo na hora de resolver um conflito, assim você vai conseguir atingir seus propósitos sem maiores envolvimentos. Lembre-se que os colabores precisam de uma figura que transmita segurança na hora de tomar decisões.  

 

Eventos são bem-vindos

Viagens, congressos, apresentações e outros eventos corporativos fazem com que a participação dos grupos aumente. Eles ajudam na aproximação, já que é um ambiente diferente do que todos estão habituados.

 

As confraternizações também são aceitas para integrar os funcionários. Elas contribuem para o endomarketing e fazem com que os funcionários conheçam outros integrantes. Além de ser um espaço onde as pessoas ficam mais a vontade e não precisam se preocupar com formalidades. É uma maneira de se distrair e descansar das preocupações do dia a dia. Enfim, as confraternizações são muito adequadas para estimular o bem estar dos colaboradores.

 

Conclusão

Para integrar as equipes dentro da empresa é necessário o empenho dos grupos, além da participação ativa de um chefe que se esforce para tornar a aproximação possível. Líderes engajados e comprometidos estão preparados para tornar a integração uma realidade dentro da empresa. Conforme o crescimento da ligação entre os grupos, o trabalho será mais produtivo e satisfatório.

 

Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e melhore a integração entre as equipes na sua empresa!