Uma empresa com uma equipe bem alinhada e engajada pode crescer e produzir com mais qualidade e em menos tempo. Mas muitas organizações hoje sofrem com a falta de engajamento dos colaboradores.

 

Além disso, a falta de engajamento no ambiente de trabalho gera diversos problemas para a empresa. Será que sua empresa sofre com isso?

 

Listamos alguns problemas que as empresas podem sofrer se os colaboradores não estiverem engajados. Continue lendo e veja se onde você trabalha acontece isso!

 

Rotatividade da sua equipe

Um processo de contratação de novos colaboradores leva tempo, dinheiro e energia da empresa e dos próprios funcionários responsáveis por isso. Mas se há muita rotatividade e os colaboradores contratados acabam deixando a empresa, é bem provável que isso seja um problema originado na falta de engajamento.

 

Pessoas que não se sentem conectadas ao seu trabalho não encontram muitos motivos para permanecerem ali.

 

Menos e menos produtividade

Seus colaboradores não irão produzir mais e melhor se não estiverem engajados. Gerentes querem que suas equipes produzam com qualidade, além de usarem o indicador produtividade nos feedbacks. Mas se a empresa não procura ter uma estratégia para engajar os colaboradores, o resultado não será como o esperado.

 

Pense na estratégia, como aplicá-la e então poderá colher os frutos de uma força de trabalho produtiva.

 

Rotatividade dos millennials

As empresas estão cada vez mais contratando os millennials e estes profissionais não podem ser ignorados. Eles são abertos a novas ideias, criativos e entendem muito bem de tecnologia. No entanto, tendem a ser mais exigentes quanto ao local de trabalho e sua cultura. O que fazer, então?

 

O ambiente da empresa deve também se adequar a esses profissionais e criar estratégias para engajá-los (como já dito no item acima). Se você ignorá-los, eles não ficarão com você.

 

Pouca colaboração

Colaboração no ambiente de trabalho resulta em trabalhos com mais qualidade, soluções criativas e ideias inovadoras. Sendo assim, gestores devem continuamente fomentar a colaboração. No entanto, só há colaboração efetiva quando os colaboradores estão engajados e alinhados com a empresa.

 

Não estar engajado faz com que seu colaborador fique desanimado e não tenha vontade de trabalhar com outros. E quem fica com o resultado negativo é a própria empresa.

 

Sem novos colaboradores

Pense bem: quando você vê uma empresa que não possui retenção de colaboradores, pensa que há algo de errado, não é? Você enviaria currículo para concorrer a uma vaga em uma empresa assim? Olha, provavelmente não...

 

Pois é! Se sua empresa não procura engajar os talentos que já possui, vai acabar perdendo outros talentos que estão por aí. E novos colaboradores podem trazer novas ideias, processos… e todo esse prejuízo por falta de engajamento da sua equipe!

 

Péssimo serviço ao cliente

Já ouviu falar que colaborador feliz significa cliente feliz? Então grave isso e não deixe seus colaboradores desengajados, pois uma vez nesse estado, eles não se esforçarão para oferecer um bom serviço aos seus clientes.

 

E sejamos sinceros, clientes por aí não querem lidar com um atendimento ruim. Se isso for o que encontrarem em sua empresa, eles irão para outro lugar com uma imagem negativa da sua empresa.

 

Ausência frequente

Se você tem pessoas no seu time que estão desengajadas e não gostam do ambiente de trabalho, prepare-se para ver colaboradores não aparecendo ao trabalho e nem se sentindo mal por isso.

 

Lembre-se que o absenteísmo (ausência no trabalho ou dever) e a falta de engajamento estão andando lado a lado, prejudicando qualquer organização.

 

Não há progresso

Mesmo com colaboradores talentosos, todos são capazes de melhorar. Quando membros da equipe melhoram naquilo que fazem, toda a empresa é beneficiada. Mas estar em constante desenvolvimento requer motivação, e motivação vem quando seus colaboradores estão engajados.

 

Quem não faz o que quer ou não gosta, não verá motivos para melhorar. Ou seja, se você quer um time cada vez mais qualificado, engajá-los é essencial nesse processo.

 

Pessoas mais difíceis de lidar

Você que é líder, já deve ter trabalhado com pessoas mais resistentes, pouco manejáveis, certo? E a falta de engajamento faz isso com sua equipe. Colaboradores engajados ouvem suas ideias, consertam problemas, levam críticas tranquilamente… mas o contrário também é verdade.

 

E pessoas difíceis de se trabalhar irão afetar a positividade no ambiente de trabalho, desmotivando até mesmo outros colaboradores.

 

Produtos e serviços com baixa qualidade

Junto com providenciar um ótimo serviço ao cliente, está a produção de produtos e serviços de qualidade, e isso é produzido quando se tem ótimos colaboradores na empresa. Mas até mesmo bons profissionais podem acabar falhando em empresas que não buscam engajar seus colaboradores.

 

Sem bons profissionais engajados, você não conseguirá oferecer algo que chame a atenção dos seus clientes.

 

A falta de engajamento é um problema real e que acontece em muitas empresas. Mas para que isso aconteça cada vez menos na sua, aqui vai uma lista de ideias de como engajar sua equipe e ter colaboradores que de fato fazem sua empresa se destacar:

 

Ideias de como melhorar o engajamento da sua equipe

 

Dê voz aos seus colaboradores

Sua equipe com certeza quer poder trabalhar em um ambiente onde pode dar sua opinião, ser ouvido e perceber que isso é valorizado por seus gestores. Criar uma cultura onde todos realmente colaboram com o desenvolvimento dos colegas de trabalho e com a empresa fará a diferença na hora de engajar seus colaboradores.

 

Se sentir ignorado apenas fará com que eles não desejem cooperar para o crescimento da empresa nem com os clientes, o que pode ser prejudicial à organização.

 

Incentive-os a se conhecerem

É importante que os líderes da empresa incentivem os colaboradores a se conhecerem. Já pensou um ambiente de trabalho onde os colaboradores não se comunicam e não conhecem seus colegas? Isso não parece nada atrativo para quem passa a maior parte do seu dia em um ambiente assim.

 

Se você quer que seus colaboradores sejam engajados com a empresa, proporcione momentos em que sua equipe possa se conhecer mais, trocar conhecimento, ideias. Dessa forma, eles irão ajudar uns aos outros, criar uma cultura de colaboração e cooperar juntos para o crescimento da organização.

 

Recompense pelo trabalho bem feito

Feedbacks são importantes em qualquer relação, e no ambiente de trabalho esses retornos precisam ser feitos regularmente. Ao receberem elogios ou críticas construtivas, os colaboradores serão motivados a continuarem o bom trabalho e até mesmo melhorar.

 

Uma dica é, além do feedback, recompensar pelo trabalho que é bem feito. Preste atenção nas pessoas que trabalham na sua empresa. Se reparar em alguém que se destaca e está em constante progresso, dê alguma recompensa! Pode ser um bônus, um presente, algo que mostre que a empresa agradece e percebe sua dedicação.

 

Além disso, outros se sentirão incentivados a se empenharem ainda mais em suas atividades. Uma cultura de reconhecimento contribuirá muito para o engajamento dos seus colaboradores.

 

Invista em colaboração

Ter pessoas que te ajudam e colaboram com suas atividades no ambiente de trabalho é um ponto positivo e que eleva o nível de engajamento dos colaboradores. Por isso, a empresa precisa estar atenta aos processos internos e viabilizar a colaboração entre as equipes.

 

Além de motivar os funcionários, agrega muito à qualidade dos produtos e serviços que serão produzidos. Se duas cabeças pensam mais que uma, por que não investir em ferramentas e processos colaborativos no ambiente organizacional?

 

Deixe claro os objetivos e responsabilidades

Você já viu alguém reclamar de fazer o trabalho que não era seu? Algumas vezes acontece, mas se isso for frequente, a motivação dos seus colaboradores só vai diminuir. Ter a descrição dos cargos e pontuar as responsabilidades e objetivos de cada colaborador pode ajudar no desenvolvimento e cumprimento das tarefas, além de evitar mal entendidos.

 

Ofereça e incentive treinamentos

Se você conseguir fazer com que seu colaborador se sinta valorizado, você está no caminho certo. Uma das formas de fazer isso é mostrar que se importa com sua carreira profissional oferecendo treinamentos, capacitação

 

Obviamente, desenvolver habilidades do seu colaborador irá beneficiar a empresa, mas pense além disso: busque valorizar o colaborador que contribui efetivamente com a sua empresa. Um colaborador com mais habilidades aplica seus conhecimentos na empresa e os dissemina aos colegas de trabalho.

 

Dê preferência ao público interno

Quando há vagas disponíveis em algum cargo ou departamento na sua empresa, como funciona o processo seletivo? A empresa oportunidade apenas exteriormente?

 

Saiba que promover um colaborador para uma determinada vaga disponível ou abrir o processo seletivo internamente primeiro pode fazer a diferença. Isso mostra que você também valoriza quem já está lá dentro e possibilita um crescimento para o profissional.

 

Além disso, como já dito, um processo de onboarding para novos colaboradores pode ser demorado e custoso para qualquer empresa.

 

Realize concursos

Engage seus colaboradores na sua empresa e em sua cultura com criatividade e novas formas de envolvê-los. Por exemplo, concursos internos pode ser uma boa para descontrair e mostrar que o local de trabalho não precisa ser um lugar chato e monótono.

 

Um concurso de fotos ou vídeos, envolvendo até mesmo familiares e amigos dos colaboradores, contribui para mostrar que a empresa se importa não apenas com o bem estar dos seus clientes, mas principalmente de quem faz a empresa andar: os próprios funcionários!

 

Envolva a equipe em decisões da empresa

Muitos colaboradores têm contato direto com os clientes da empresa e por isso acabam conhecendo muito bem o que o público alvo da empresa busca, deseja, o que não gosta…

 

Então não tem como deixá-los de fora de alguns processos importantes da empresa. Eles podem colaborar muito ricamente para o sucesso da empresa ao darem opiniões pautadas no comportamento dos clientes.

 

Claro que essa é apenas uma das formas de fazer isso. Envolver os colaboradores em decisões da empresa é valorizar sua equipe e o conhecimento que eles vêm adquirindo em seu trabalho, certo?

 

Conclusão

Como vemos, há diversos motivos para não deixar seus colaboradores desmotivados. Não estar atento ao fator engajamento em sua equipe pode trazer prejuízos à empresa, e as repercussões podem piorar a situação.

 

Mas há também inúmeras maneiras de manter sua empresa com os colaboradores engajados! Lembre-se de que para isso é importante uma comunicação alinhada entre colaboradores e gestores, além de um ambiente de trabalho confortável e harmônico.

 

Quer receber mais dicas sobre engajamento, produtividade, ambiente organizacional e outros assuntos? Cadastre-se em nossa newsletter na lateral direita e receba tudo em primeira mão!