Seus aplicativos de comunicação nunca foram tão úteis como agora! Os indivíduos compartilham informações incessantemente e se conectam com os pares ao seu redor com diversos aplicativos, enviando documentos, mensagens, e-mails, vídeos e imagens. Dados vindo por todos os lados! Como acompanhar e interagir com tudo que é de seu interesse? 

 

Na empresa na qual você trabalha, isso não é diferente! A base de qualquer resultado promissor está no compartilhamento de informações, conhecimentos e muito trabalho em equipe! Cada área e departamento desenvolvem suas atividades e se entrelaçam no dia a dia do trabalho.

 

Agora, se eu te disser que você pode melhorar os seus resultados focando na otimização e centralização da comunicação interna em sua empresa utilizando uma rede social corporativa? Essa simples ação é capaz de gerar mais engajamento na equipe, intensificar a produtividade, harmonizar as relações entre departamentos, fortalecer mais sua cultura e muito outros impactos positivos!

 

Para entender melhor, as redes sociais corporativas foram inspiradas em aplicativos como Facebook e Twitter, trazendo outras diversas inovações! O objetivo é ser um canal de comunicação multifuncional, específico para sua empresa, que se adapta às suas necessidades, focando em conquistar objetivos estratégicos da organização.

 

São diversos os benefícios, independentemente da forma de trabalho da sua empresa, seja ela presencial ou remota. Por isso, elencamos aqui quatro exemplos de como uma rede social corporativa pode transformar a sua empresa!

 

1° MAIOR ENGAJAMENTO

 

A rede social corporativa visa a melhora na comunicação entre todos os departamentos e áreas da empresa. Isso possibilita que tarefas, projetos, campanhas de endomarketing, novidades, entre outros, sejam apresentados para toda sua equipe, em um único local, no mesmo instante. Os colaboradores, consequentemente, se sentem estimulados, envolvendo-se e compreendendo mais a organização, fortalecendo o  sentimento de pertencimento.  

 

Basicamente isso ocorre pois o conteúdo tem um fácil acesso, possibilitando ao colaborador saber o que está ocorrendo em seu trabalho, pois, ao ter um forte contato com assuntos que sejam de interesse para a empresa, permite a interação com seus colegas, de

forma saudável e eficiente.

 

2° INTENSIFICAÇÃO DA PRODUTIVIDADE

 

Ao reduzir a descentralização e o tempo de procura por informações, as redes sociais corporativas promovem a interação com conteúdos e temas propostos pela empresa, gerando debates favoráveis entre os colaboradores. A necessidade de se inteirar daquilo que está acontecendo proporciona o senso de pertencimento, desperta interesses em comum e resulta em um maior comprometimento com os objetivos e metas traçados.

 

Além disso, um grande fator que angaria o senso de pertencimento é o reconhecimento por parte da empresa com os colaboradores, tornando-os peças-chave na organização. Tais congratulações e feedbacks possibilitam uma satisfação pessoal e melhora contínua.

 

Baixe nosso Ebook e conheça as vantagens de uma Rede Social Corporativa.

 

3° HARMONIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE DEPARTAMENTOS

 

O acesso às informações e a interação entre os colaboradores proporciona maior disseminação daquilo que está ocorrendo em cada setor, seus projetos e processos, possibilitando uma visão sistêmica de toda a empresa. Além disso, o compartilhamento de resultados e demonstrações de desempenho motivam o auxílio entre os departamentos e geram uma competição saudável entre as áreas, aumentando ainda mais o comprometimento com os objetivos da organização.

 

4° FORTALECIMENTO DA CULTURA

 

As ideologias, crenças e valores são disseminados por campanhas e conteúdos, criados pela empresa, nas redes sociais corporativas. Tal ação aproxima os colaboradores com aquilo que a organização acredita e trabalha, gerando indivíduos mais adeptos à cultura organizacional, reduzindo assim o turnover na empresa. Além disso, a ferramenta dá voz a cada colaborador e os conecta com todas as ações internas e externas executadas. 

 

Inevitavelmente, as redes sociais corporativas também fomentam um melhor clima organizacional e possibilitam que os gestores tenham mais informações acerca da empresa, aprofundando sua capilaridade e capacidade de comunicação e atingimento de objetivos.

 

CONCLUSÃO

 

Alguns gestores acreditam que tal ferramenta pode atrapalhar a organização, visto sua similaridade com aplicativos sociais. Porém, nos cases que assistimos, as redes sociais corporativas possibilitam um forte alinhamento com a estratégia e cultura da empresa, além de fomentar a produtividade e centralização de informações.

 

Independentemente do tamanho da organização, as redes sociais corporativas podem otimizar muito o dia a dia da empresa ao proporcionar todos esses benefícios, isto é, ao reunir e padronizar as informações, fazendo com que elas cheguem claramente a todos os setores, por meio de um canal de comunicação direto e multifuncional. Sendo assim uma ferramenta útil aos gestores e todos os colaboradores da empresa.

 

#redesociais #comunicaçãointerna #intranet #comunicação #produtividade #culturaorganizacional #engajamento #endomarketing #gestãodepessoas #recursoshumanos #rh #negócios #business