O que é o Janeiro Branco?

 

A campanha do Janeiro Branco foi criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Ela teve início em 2014, e surgiu como forma para promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. Levar o conhecimento para as pessoas, para conseguirem tratar os problemas mentais de uma forma mais leve.

 

Saúde mental no Brasil?

 

Uma das motivações para a criação da campanha, foi que as pessoas estão adoecendo. Segundo dados da OMS, em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem depressão, sendo um número equivalente a 5,8% da população. Colocando o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos. 

 

A ansiedade afeta 20 milhões de brasileiros, um total de 9,3% da população. Nesse número inclui transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico. 

 

Qual a importância de celebrar essa data internamente?

 

Como vimos, a saúde mental é algo preocupante nos dias atuais. Não apenas pelo momento de pandemia que estamos vivendo, mas sim, por todos os problemas que podem ser causados pela falta de conhecimento sobre o tema. 

 

Trazer esse assunto para ser pauta de discussão, traz um valor diferenciado para organização, onde os colaboradores sentem a valorização e conseguem falar e tratar seus problemas mentais, de uma forma simples, rompendo os tabus, que por muitos anos as empresas não fizeram questão de divulgar.

 

Quando isso acontece, além de você promover o engajamento, você garante uma melhor experiência para seu colaborador através do conhecimento. E isso é muito importante, uma vez que a pessoa passa a maior parte do seu dia trabalhando, e nada melhor que garantir que a jornada de trabalho do seu colaborador seja segura.

 

Como conscientizar o seu Time sobre o Janeiro Branco?

 

- Crie campanhas de Endomarketing, com cartazes, e-mails e comunicados, levando a mensagem até os trabalhadores;

- Promova treinamentos com as equipes, sobre temas relacionados à saúde mental. Envolva o RH e o pessoal da Comunicação interna, para disseminar assuntos sobre o tema, tendo uma rotina de conteúdos específicos;

- Tenha em sua cultura a valorização sobre o bem-estar do seu colaborador, caso isso já exista, parabéns, você não está pensando apenas em resultados, mas sim na preparação e na qualidade de vida do seu funcionário.

 

Podemos ver que as campanhas de Endomarketing, além de promover um ambiente mais descontraído, promove também o conhecimento e, é através do conhecimento que vamos garantir que a Jornada do nosso colaborador seja satisfatória. Utilize a Vivaintra para engajar os colaboradores com essa campanha, pois nada melhor que um local próprio para centralizar a Comunicação e disseminar as informações de forma rápida e segura.

 

Ainda não conhece o Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente no Vivaintra e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Além disso, se gostou deste post, confira nossos outros posts sobre Endomarketing e continue aperfeiçoando essa área no seu negócio.