Enquanto o clima organizacional refere-se ao termômetro de como está o andamento do dia a dia dos colaboradores, ou seja, o nível de satisfação que eles possuem trabalhando no ambiente corporativo, a cultura organizacional têm por objetivo estabelecer um conjuntos de normas e valores que regem a empresa. Neste post, você irá conferir as suas principais diferenças e como promovê-las em sua organização. Boa leitura.

 

 

O que é Cultura Organizacional?

 

 

Como já mencionado, a cultura organizacional é o conjuntos de normas e valores que regem uma empresa. Em outras palavras, é a parte essencial do planejamento estratégico da organização, a qual deve estar de acordo com o posicionamento que desejar adotar perante o público interno.

 

Contudo, pode ser que a cultura organizacional de uma empresa possa vir de um conjunto de hábitos recorrentes dos colaboradores. De forma que a cultura organizacional se estabelece por meio de um padrão de comportamentos. Ainda, a cultura organizacional é considerada, digamos, a identidade da empresa, logo, ela possui a sua personalidade específica, o seu perfil e os interesses com base no padrão exercido pelos seus valores e colaboradores, muitas vezes.

É por isso, que quando um novo colaborador entra na organização, é importante que ele esteja próximo daquilo que é estabelecido como cultura da empresa, para que ele se adeque e consiga se engajar em seu novo ambiente corporativo e com as suas equipes.

Sendo assim, é necessário que a cultura organizacional seja divulgada à todos os segmentos da empresa, a fim de comunicá-los de maneira objetiva e eficiente, para que dessa forma, todos possam estar de acordo com as diretrizes e normas da empresa.

O que é Clima Organizacional?

 

O clima organizacional têm por finalidade estabelecer um termômetro em uma empresa. Por meio deste termômetro, é possível medir a satisfação dos colaboradores e todos os fatores que contribuem para os comportamentos da equipes no ambiente corporativo, com relação aos líderes, o relacionamento entre os colaboradores, entre muitos outros aspectos.

 

Sendo assim, o clima organizacional é a percepção que as equipes possuem, trabalhando no seu espaço. Ainda, o clima organizacional está em constante mudança, visto que o mesmo depende de alguns aspectos como alteração dos processos, contratação de novos colaboradores, mudança de ferramentas que auxiliam no dia a dia, entre outro.

 

Em vista disso, o clima organizacional é algo que deve ser avaliado com frequência para observar se haverá mudanças recorrentes. Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas, coletando informações dos colaboradores para saber suas impressões e satisfação atual na empresa para entender os aspectos que merecem mais atenção e aqueles que a empresa já está tomando providências.

 

Quer saber mais sobre a Vivaintra e fazer um teste gratuito de 30 dias? Acesse https://www.vivaintra.com/experimente e cadastre para ter todos esses recursos à sua disposição.