Ei, tudo bem? Você tem o costume de realizar onboarding dentro da sua empresa, ou ainda nem sabe o que significa essa palavra? 

 

Primeiro, se você é gestor ou atua no Recursos Humanos, ou é o diretor da empresa, você precisa saber como funciona o onboarding e como ele é essencial para o seu time como um todo. Então vamos lá? 

 

O que é onboarding?

Na nova era em que vivemos - que está relacionada tanto com o digital quanto com a pandemia do COVID-19 -, precisamos nos adaptar da melhor maneira possível e organizar nossos processos de forma geral. Isso inclui a forma como trabalhamos a integração dos colaboradores, tanto com a equipe quanto com a empresa. 

 

O onboarding busca exatamente isso: adaptar os novos talentos da sua empresa com o restante da equipe, de uma forma mais ágil, prática e eficiente, integrando os colaboradores com a cultura, organização e metodologia da empresa, tornando o processo mais "divertido" e sem possíveis desconfortos futuros. Tudo isso faz com que o profissional tenha uma adaptação mais rápida e possa oferecer mais produtividade. 

 

Como ele é utilizado?

A equipe de Recursos Humanos é quem mais utiliza o onboarding, que deixa de ser uma apresentação simples para se tornar uma imersão de horas e até dias e, para usar este recurso, é preciso se basear em quatro pilares: orientação, acompanhamento, supervisão e treinamento. Ao realizar o procedimento de onboarding, você garante que os colaboradores estejam alinhados à cultura da empresa, retém talentos, reduz a rotatividade, engaja e motiva. 

 

Mas para que tudo isso aconteça de uma forma correta e direcionada, sua equipe precisa estar alinhada aos processos que deverão suceder, principalmente se a sua empresa está trabalhando em home office ou de forma híbrida. 

 

E é aí que entra uma plataforma e ferramenta que preencha esses processos de forma clara em todos os períodos. Uma intranet como a Vivaintra auxilia na gestão de recursos como o onboarding de uma forma completa, com diversos módulos para a sua empresa aproveitar e utilizar da melhor maneira possível, contribuindo com o processo de integração em todas as etapas e excluindo as lacunas nesse período. 

 

Quer saber mais sobre a Vivaintra e fazer um teste gratuito de 30 dias? Acesse https://www.vivaintra.com/experimente e cadastre para ter todos esses recursos à sua disposição.