Em meio às dificuldades que estamos passando por conta do novo Coronavírus, as empresas estão optando pelo trabalho em home office. Para isso, trouxemos algumas dicas de como realizar uma gestão e manter as atividades em dia à distância. Boa leitura!

 

O que é o Coronavírus?

 

Antes de mais nada, precisamos entender o que é esse novo vírus que se alastra pelo mundo. O Coronavírus (Covid-19) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e que podem ser confundidos com uma gripe comum. O vírus apareceu primeiramente em dezembro de 2019, após alguns casos registrados na China.

 

Os sintomas podem envolver coriza, tosse, febre e dor de garganta. Em alguns casos podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia, sendo esse quadro mais comum em pessoas com histórico de doenças cardiopulmonares e sistema imunológico comprometido. Além disso, a maioria dos alvos da doença são os idosos.

 

Boas práticas de home office

 

1. Planejamento

 

Em primeiro lugar, se a empresa adota o sistema home office, é importante que tenha em mente que a autonomia oferecida pelo trabalho remoto exige maturidade. Então, nada melhor do que estabelecer metas diárias e semanais, além de organizar um quadro de tarefas para que todas sejam realizadas com sucesso e excelência.

 

2. Estabeleça um horário para cumprir o expediente

 

Mantenha um horário fixo, o qual consiga trabalhar sem interrupções de tarefas, mesmo aquelas com atividades à serem realizadas com longos prazos de entrega. Durante esse período, além de ajudá-lo a manter uma rotina, mesmo que à distância com o seu trabalho, aumenta o foco e a disciplina.

 

 

3. Foco e disciplina

 

Como já dito anteriormente, o home office pode trazer muito benefícios, incluindo a autonomia. Porém é preciso de maturidade e atenção em alguns pontos importantes para não perder o foco e conseguir manter a disciplina para ter um bom nível de produtividade. Como por exemplo: vista-se como se fosse realmente para a empresa trabalhar, atente-se na escolha do local de trabalho em casa, tenha um planejamento de tarefas e atividades, mantenha a comunicação com a sua equipe, entre outros aspectos.


 

4. Mantenha a comunicação com a sua equipe

 

Para facilitar a comunicação à distância não somente entre todos os membros da equipe, mas de todos os departamentos e da empresa, utilize softwares como por exemplo, a intranet que propõe o chat como ferramenta de comunicação remota. Além disso, é um canal que é utilizado por todos e é onde você consegue obter um contato próximo com a sua equipe. Não esqueça de estar sempre online, e fique offline apenas quando realmente não estiver disponível para conversar.

 

5. Lembre-se: Home office não é férias

 

Estar trabalhando em home office, não quer dizer que são férias remuneradas. A medida que as empresas estão tomando para permanecer em casa, priorizando a sua saúde e de todas as equipes, não significa deixar o trabalho de lado. Portanto, mantenha a sua rotina de trabalho em pé, evite distrações e atinja suas metas e objetivos com a realização de tarefas e atividades.


 

A saúde dos nossos colaboradores e a contenção da pandemia do Coronavírus, pelo bem da sociedade, são hoje as nossas maiores prioridades. A Vivaintra compartilha essas boas práticas para que você consiga contornar os desafios do trabalho à distância e passar por esse momento difícil, o qual o mundo está passando. 

 

Quer saber mais sobre a Vivaintra? Cadastre-se gratuitamente e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. Ainda, se gostou deste post, confira nossos outros conteúdos sobre Gestão de Pessoas e veja como você pode melhorar essa área na sua empresa.