A semana mais animada do ano está chegando e por ser conhecido, principalmente por ser um período de festa, onde as pessoas desfilam e festejam combinando máscaras, fantasias e outros acessórios diversos, para que possam curtir e aproveitar, esquecendo um pouco da rotina de tarefas que o cotidiano demanda. No Brasil, o carnaval faz parte da nossa cultura. Inclusive, somos conhecidos por termos o "maior carnaval do mundo", segundo a Guinness World Records.

 

E é durante essa data que os empresários e profissionais da área de endomarketing, se questionam sobre a realização ações de carnaval no ambiente de trabalho. Vale a pena? Não vale? O que pode ser feito nessa data sem que a produtividade da sua empresa diminua? Como engajar os funcionários nessas ações?

 

Vale a pena trabalhar o Carnaval na sua empresa?

 

A sua empresa não precisa estar no eixo Rio/São Paulo para você motivar os funcionários para o carnaval. Toda e qualquer oportunidade deve ser aproveitada para estimular os colaboradores e deixá-los nesse ritmo de festa e alegria, para estarem mais engajados e focados em suas tarefas do dia a dia.

 

Portanto, o carnaval é sim uma boa data a ser trabalhada com seus colaboradores em sua empresa. Coloque sua criatividade em prática, analise como seus funcionários lidam com essa data e dê uma olhada nas ideias de ações de endomarketing que você pode realizar  na sua empresa.

 

Decore sua empresa!

 

A mais simples das ações a ser realizada, é decorar o local em que você está. Já que carnaval é 100% alegria e festa, nada mais justo do que deixar o trabalho com a cara desse clima que é tão animado! Com antecedência, decore a empresa com fitas coloridas nas cadeiras, no corrimão, potes de confete espalhados pelas mesas, máscaras na parede, bexigas e muitos outros acessórios para deixar o seu espaço corporativo propício para a festa. 

 

E pronto. Você ao menos colocará a data na mente do seu funcionário e não terá problemas com o famoso “a data passou em branco”. 


 

Kit Folia

 

Prepare os colaboradores antes das festividades com um Kit Folia que tenha materiais nos quais eles possam utilizar tanto no carnaval da empresa, quanto fora dela. Por exemplo,  máscaras, óculos de plástico de diversas cores, confetes de papel serpentinas, abadás, e o que você identificar que irá aumentar a vontade de folia dos colaboradores. 

 



 

Está sem verba? Sorteie brindes. 

 

Caso você esteja com pouca verba e não consegue disponibilizar um Kit Folia para cada um de seus colaboradores, realize um sorteio. Eles o sempre geram expectativas, até porque todo mundo quer ganhar um prêmio ou brinde. 

 

Você pode utilizar o módulo de Sorteios na sua Intranet Vivaintra, ou em qualquer canal de comunicação dos seus funcionários, para sortear esses kits ou alguns outros itens como, canecas de plástico coloridos, camisetas da empresa personalizadas diretamente aos ganhadores, garrafinhas, baldes de gelo, chaveiros de abridor de garrafa, e muito mais. 

 

Carnaval Solidário

 

Promover ações sociais em datas como essa, também pode ser interessante.  Essas ações são ótimas para que o engajamento e a interação entre os colaboradores aumente, principalmente pelo fato de que eles se unem a fim de  gerar algo em favor do próximo. Pois sempre existe uma chance de ajudar alguém.

 

Então, em vez de promover apenas um festa de carnaval na empresa, é legal mobilizar os colaboradores para promover uma folia solidária arrecadando alimentos ou roupas e depois doar para uma instituição de caridade! 


 

Batalha de Marchinhas de carnaval

 

Além de festa e alegria, carnaval também é 100% música! Então, por que não promover uma batalha de marchinhas de carnaval? Faça com que seus  colaboradores se unam em times e criam paródias de marchinhas de carnaval conhecidas por todos, com assuntos relacionados à empresa. Promova um evento onde  todos se reúnam e votem nas batalhas da empresa e assim, escolha um vencedor. 

 

Não esqueça do prêmio! Toda e qualquer competição, tem muito mais engajamento quando você dá a chance do seu colaborador ganhar algo. Seja o prêmio um item pessoal ou empresarial.  


 

Pós Carnaval 

 

Depois da folia, é comum que a volta ao trabalho seja difícil. O ritmo de produtividade pode diminuir, assim como a assertividade em concluir as atividades. É justamente por isso, que uma ótima ideia, é você criar um Kit Ressaca, com algumas coisas que possam ajudar o colaborador na volta  ao trabalhar. Opte por garrafinhas de água ou energético, chocolates, até mesmo bananas que são ricas em potássio e ajudam na cura da ressaca, etc.

 

Então...

 

O carnaval é uma ótima data para engajar os seus colaboradores e deixá-los em ritmo de festa e alegria, além de que ao realizar essas ações, você ajuda a melhorar a percepção do colaborador sobre a empresa. Dessa forma, eles começam a entender que o principal objetivo, é que as equipes se sintam bem e confortáveis na empresa. 

 

Além disso, é bom lembrar que para promover qualquer ação, é importante que todas as ideias sejam pensadas com antecedência para elas terem sucesso!

 

Quer saber mais sobre endomarketing e ações de engajamento de equipe? Confira nossos outros posts no blog e veja como você pode melhorar a comunicação da empresa com seus colaboradores. 

 

- Como fazer o seu planejamento de comunicação interna para 2020

- Como promover o Onboarding com a Intranet

- 5 tipos de Comunicação Interna