O Janeiro Branco, é uma data que têm o intuito de gerar uma reflexão sobre a saúde mental das pessoas. um assunto que sempre teve bastante importância, visto que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Portanto, é importante refletir e promover o debate para que cada mais os indivíduos estejam dispostos a pensarem sobre suas condições sociais, pessoais nas quais experienciam e se relacionam.

 

E no trabalho, a situação não é diferente…Uma das maiores causa de estresse e ansiedade é o ambiente de trabalho, onde as pessoas podem sentir diversos tipos de pressões. Cerca de 20% dos colaboradores se sentem sob uma forte pressão emocional, a qual pode, consequentemente, comprometer a saúde física e psíquica que resulta queda na produtividade e em torno de 32% dos brasileiros sofrem algum efeito de estresse, segundo a International Stress Management Association (Isma-BR).

 

A data defende que todos têm o direito à saúde mental, e por isso ela é extremamente importante para a cultura organizacional da sua empresa. Portanto, realizar esse tipo de campanha, proporciona um maior acesso às informações, a fim de que as pessoas consigam discutir e se mobilizar para contribuir com a causa.

 

Para te ajudar, criamos uma lista de ações de endomarketing que podem ser realizadas na sua empresa, trazendo esta discussão tão importante para a sua empresa. Confira!


 

Realize Palestras em sua empresa

 

Escolha um dia do mês e traga algum profissional da área da saúde mental, para tratar do assunto em sua empresa. Peça que ele fale sobre a importância da conscientização e reflexão da data, a fim de debater o tema com os colaboradores e ouvir o que os mesmos têm a dizer sobre o assunto. Com a intermediação do profissional, é garantido que todas as informações repassadas estarão corretas.

 

Se possível, entregue kits com materiais que abordem o assunto, como flyers, brindes, folders e banners gerando mais informação à todos e promovendo mais leituras para seus colaboradores. 

 

Caso você já tenha uma intranet, pesquise livros que sobre o tema e os disponIbilize no módulo de Biblioteca como local para estante desses livros.

 

Aproveite esse dia para mobilizar os colaboradores e peça que  todos venham vestidos de branco e prestigiar o evento, além de engajar toda a empresa e criar interação entre os departamentos. Ou então, distribua laços na cor branca, que  é o principal símbolo da campanha.

 

TV Corporativa

 

Você pode promover aplicativos sobre saúde mental na tv corporativa para que os colaboradores possam conhecer mais sobre estratégias de auxílio. Alguns deles são: 

 

- Rootd: Esse aplicativo ajuda pessoas que possuem crises de pânico e ansiedade com lições e exercícios. Ele possui um botão de emergência para o caso o usuário tenha alguma crise de ansiedade ou de pânico, onde são apresentados dois caminhos guiados para aliviar o pânico. Disponível para iOS e Android.

 

- Zen: Diferente do Rootd, o Zen propõe meditações semanais, que te ajudam a obter um sono mais profundo, melhoras de humor, redução de ansiedade, diminuição de estresse, foco no trabalho e muito mais. Disponível para iOS e Android

 

Além de divulgar aplicativos, você também pode transmitir textos sobre a importância da saúde mental, envolvendo os colaboradores cada vez mais na reflexão deste tema tão importante.


 

Incentive a prática do exercício físico

 

Além de contribuir para uma vida mais saudável, a prática de exercícios físicos auxilia na diminuição do estresse, ansiedade e depressão. 

 

Uma das principais atividades focadas em saúde mental, é a meditação. Ela, tem o poder de trabalhar a respiração e o equilíbrio entre o corpo e a mente, aumentando a capacidade de concentração. Você também pode criar incentivos para que os colaboradores pratiquem outros exercícios físicos, como caminhada e natação, através de parcerias de desconto com academias, e outros estabelecimentos do ramo.

 

Capacitação dos líderes

 

É importante que os líderes da empresa estejam alinhados com o objetivo da empresa a fim de promover a saúde mental de seus colaboradores. Então, é preciso  ser realizados treinamentos que preparem os líderes para ouvir e lidar com cada indivíduo de seu departamento, até que eles consigam identificar situações as quais, algum colaborador esteja passando por situações de estresse, depressão ou ansiedade. 

 

Essa capacitação resulta em boas práticas de liderança, onde o relacionamento entre líder e colaborador seja encarada sempre com bastante respeito,profissionalismo e bem estar. 


 

A Vivaintra apoia esta causa tão importante, e não deixa de trabalhar a  conscientização do Janeiro Branco dentro da própria empresa. Lembre-se sempre: funcionários saudáveis, são muito mais produtivos.

 

Ainda não conhece a Vivaintra?  Cadastre-se gratuitamente na  plataforma e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você melhorar sua comunicação interna. Se gostou deste post, confira nossos outros outros conteúdos sobre endomarketing  e continue aperfeiçoando essa área em seu negócio.