Uma etapa importante de toda a empresa é começar o ano com seu planejamento estratégico bem estruturado. As equipes analisam os pontos fortes e fracos da organização, o que foi feito e o que não foi, e claro, o que pode ser melhorado e alinhado no novo ano. 

 

A parte principal do planejamento, é antecipar quais ações de comunicação interna serão realizadas, a fim de que a empresa consiga evoluir com o engajamento e a produtividade de sua equipe. Para te ajudar, separamos algumas dicas de ações de como realizar um planejamento de comunicação interna para o seu 2020.

 

Analise a sua situação atual

 

Primeiro, você precisa se questionar: Em que estágio sua empresa está?

 

Analise qual foi o crescimento de cada departamento em comparação ao último ano. Ainda, verifique quais ações e quais os meios utilizados nelas que mais atingiram os colaboradores. Além disso, analise se houve conflitos internos no decorrer do ano, por conta das falhas da comunicação entre os colaboradores e os departamentos.

 

É hora de identificar as falhas

 

Após você identificar quais foram as falhas na área da comunicação interna esse ano, é hora de repensar qual a melhor maneira de reverter a situação. Esse momento é crucial para definir o que será deixado para trás e o que será aperfeiçoado para ter um ano com a comunicação interna alinhada e eficaz.

 

Converse com alguns colaboradores da empresa, ou abra um canal para sugestões e críticas dos mesmos. Pode ser que você descubra falhas de comunicação que nunca tinha percebido. 

 

Conheça as suas equipes

 

Você precisa saber com quem está falando! 

Quem cuida da comunicação interna, precisa conhecer o seu público para identificar e entender as mensagens passadas para ele. Analise os perfis que trabalham na empresa, seus interesses, suas práticas de consumo, as necessidades de cada um, como eles vêem a empresa e a forma como ela se comunica com eles.

 

Se preciso, realize um questionário com toda empresa, com perguntas que te geram informações necessárias para entender o seu público. 

 

Alinhe os seus objetivos 

 

Sem um objetivo bem definido e claro de onde a empresa deseja chegar, fica ainda mais difícil alcançar algum resultado. Então comece a se perguntar: O que a empresa espera alcançar através da comunicação interna? Manter a equipe informada sobre tudo o que acontece? Alinhar os colaboradores com a cultura da empresa? Engajar os departamentos? Através da definição do objetivo da empresa, será possível traçar o caminho a ser seguido, quais são as ações corretas a serem realizadas para alcançá-lo.

 

Planos de ação

 

Depois de analisar a situação, identificar as falhas, conhecer o seu público interno e alinhar os seus objetivos, é hora de montar o seu plano de ação para atingir os objetivos definidos. É importante que seu plano de ação seja realista, para que possa ser de fato realizado. Ter um prazo determinado e mensurável, também é importante  para que durante, e ao final do processo, a diretoria consiga mensurar os resultados de cada ação.

 

Pontue todas as ações que serão realizadas durante o novo ano,delegando cada uma aos seus responsáveis diretos e às equipes envolvidas em sua execução.  Tenha em mente também, o que poderá ser alcançado ao concluir cada uma delas e como isso auxiliará a empresa a chegar ao seu objetivo macro.

 

 

Sua empresa já fez o plano de comunicação interna para começar 2020 com novas estratégias? Reúna sua equipe e os departamentos para pensarem em como melhorar os processos de comunicação dentro da sua empresa! Se ainda não conhece o Vivaintra, cadastre-se gratuitamente e encontre inúmeras ferramentas e conteúdos disponíveis para você. E para conferir outros posts sobre Comunicação e continuar aperfeiçoando essa área no seu negócio, acesse nosso blog e confira uma infinidade de conteúdos sobre comunicação interna, engajamento de equipe e ações de endomarketing.