Você já teve que trabalhar em equipe, seja no trabalho, na colégio ou faculdade, até mesmo em alguma dinâmica, certo?

 

O trabalho em equipe permite otimizar os resultados, ao unir pessoas com diferentes personalidades e capacidades. Mas nem sempre isso acontece como o esperado. Assim como já falamos sobre alguma experiência assim em nossas vidas, também tivemos vezes em que um acaba fazendo mais que o outro, etc...

 

No entanto, no ambiente de trabalho é essencial que cada um realize sua função de maneira consistente e pensando também nos seus colegas, que podem ser afetados pela qualidade de seu trabalho.

 

Diante disso, os gestores precisam pensar em técnicas e ferramentas para fomentar o sentimento de equipe em seus liderados. Dentre várias ferramentas que podem auxiliar nesse processo está a intranet, e resolvemos elencar alguns pontos que mostram como isso pode acontecer:

 

Construção de conhecimento

Em um trabalho em equipe, espera-se que as pessoas ajudem umas às outras. Ao ajudar um colega em suas dúvidas e dificuldades, todos aprendem e crescem juntos.

 

Proporcionar um local de aprendizado em conjunto pode ser muito útil no trabalho em equipe, onde um ajuda o outro. Por exemplo: você pode ter uma Base de Conhecimento e fazer e responder perguntas, criar manuais e artigos explicativos para solucionar problemas.

 

Dessa forma, os colegas veem um ao outro como parceiros que contribuem para seu crescimento, fomentando assim uma cultura de colaboração dentro da empresa.

 

Compartilhamento de arquivos

Como já dito, ao falar de trabalho em equipe falamos também de colaboração. Trabalhar com mais pessoas te ajuda a ser mais produtivo e realizar tarefas com maior precisão e agilidade.

 

Uma das formas de isso acontecer é centralizar arquivos, apresentações e documentos em um local online que permite um acesso rápido por seus colegas de trabalho. E por estar no ambiente virtual, pode ser acessado de outros locais, fazendo isso até mesmo através de dispositivos mobile, por exemplo.

 

No trabalho em equipe, com um diretório de arquivos colegas podem alocar documentos úteis e importantes de maneira prática com seu grupo.

 

Gerenciamento de processos e atividades

Você sabia que pode gerenciar seus projetos, tarefas e até mesmo processos internos de maneira colaborativa e que integre toda a equipe envolvida?

 

Em um módulo de Tarefas você pode criar, delegar e acompanhar o andamento de sua execução, e até mesmo criar um projeto e adicionar várias pessoas e alocar lá mesmo todas as tarefas.

 

E como toda empresa possui seus processos, automatizá-los deixando os colaboradores atualizados ao mesmo tempo possibilita muita praticidade. Visualizar etapas e fazer comentários faz com que o trabalho em equipe fique alinhado, economizando tempo e diminuindo erros.

 

Módulos assim permitem integração e assertividade por trabalharem com automatização. Isso deixa claro como a tecnologia pode melhorar o trabalho em equipe.

 

Chats em grupo

Para uma equipe trabalhar bem junto, é fundamental manter uma boa comunicação. Se toda a equipe não estiver ciente de tudo que se refere à suas atividades, o resultado pode ser pouco satisfatório.

 

Um exemplo é o chat interno, em que você cria grupos de conversa e pode enviar arquivos, visualizar o histórico das mensagens, além de emojis para deixar tudo mais atraente para os colaboradores!

 

Para uma intranet contribuir da melhor maneira no trabalho em equipe, faz toda a diferença quando a plataforma possibilita um meio de comunicação rápido e que mitigue a desordem no ambiente de trabalho (como uma caixa de e-mails lotada e mensagens misturadas).

 

Ambiente social

Interação é um ponto importante quando se pensa em trabalho em equipe. Os integrantes precisam conversar, se conhecer. E um ambiente social consegue promover isso.

 

Fotos, vídeos, notícias, enquetes, ideias, aniversariantes.. Tudo isso possibilita um local de trabalho mais interessante para os colaboradores e faz com que estes interajam entre si e criem vínculos. Afinal, é bem provável que aquelas pessoas estejam com você boa parte do seu tempo.

 

Quando se trabalha com pessoas que você conhece, admira e compartilha grande parte do dia a dia, é possível trabalhar mais feliz e motivado, o que leva a melhoras no rendimento dos colaboradores.

 

Conclusão

Uma empresa que enxerga a colaboração do trabalho em equipe como um pilar importante para seu crescimento, de fato tende a crescer.

 

No entanto, pontos-chave como alguns listados acima devem ser levados em consideração, como a comunicação interna entre os colaboradores e departamentos, o local de trabalho e sua cultura, entre outros.

 

E é isso que uma intranet social e colaborativa propõe desenvolver. Melhorar o ambiente interno com todos os funcionários, refletindo nos bons resultados com os clientes e público externo.

 

É importante lembrar que esse tipo de intranet não é nada engessada como aquelas que não propõe interação nem usabilidade. Com um layout agradável, fácil de utilizar e que lembra algumas plataformas de redes sociais, não há dificuldades para atrair e engajar os colaboradores na ferramenta que beneficia e muito no trabalho em equipe.

 

Quer saber mais sobre essas intranets sociais que vêm transformando empresas e gerando maior colaboração? Veja nosso post porque é importante se adaptar a elas.