Qual importância a comunicação interna tem na empresa em que você trabalha? Manter uma comunicação alinhada entre os colaboradores é fundamental para que sua empresa continue crescendo.

 

Estar desatento a esses processos pode ser um grande desafio para muitas empresas, mas faz parte de estratégias básicas para alcançar resultados positivos. Quer saber quais são os danos e despesas que podem estar levando seu rendimento para o ralo? Te contamos agora:

 

1) Alta rotatividade

Há diversos motivos que levam um colaborador a se desligar de uma empresa, e um destes é a falta de canais de comunicação assertivos, que gera um ambiente de trabalho desgastante.

 

Colaboradores desestimulados começam a repensar sua participação na empresa, bem como no impacto positivo que sua atuação pode gerar. Lembre-se que perder colaboradores pode significar perder talentos.

 

É importante saber valorizar sua equipe ao mantê-la alinhada com a visão e missão da organização, e isso será possível se os meios utilizados estiverem sendo utilizados por todos e de maneira correta.

 

2) Retrabalhos e perda de prazos

A falta de comunicação pode ocasionar maior desorganização entre as equipes, gerando retrabalhos. Imagine a quantidade de tempo que um colaborador perde ao ter que refazer suas atividades por erros simples que seriam evitados com uma comunicação clara.

 

Além do mais, isso pode levar a perda de prazos de entrega, contribuindo ainda mais o rendimento de outros departamentos, e até toda a empresa. Como já dito: erros simples que devem ser identificados e tratados.

 

3) Baixa produtividade

Uma comunicação fluida contribui muito para o aumento de produtividade nas empresas, tanto ao entregar informações quanto para aprimorar os relacionamentos.

 

Ao disseminar informações concisas que direcionam os colaboradores, eles se sentem mais confiantes e instigados a concluírem suas atividades. Mas essa transparência de dados e informes ocorre quando meios eficientes são utilizados.

 

Para confirmar, uma pesquisa relatou que 50% dos funcionários entrevistados disseram que gestores que compartilham dados têm um impacto significativo na sua produtividade e motivação.

 

Portanto, se você quiser acabar com a produtividade da sua equipe apenas não transfira informações corretas para as pessoas certas.

 

Mas não é só isso. Quando os colaboradores possuem uma boa relação entre si e com seus gestores, eles ficam motivados a estarem em seu ambiente de trabalho, a contribuírem para o crescimento mútuo e da empresa, e atuando de maneira colaborativa.

 

Gestores que não criam bons relacionamentos com suas equipes acabam permitindo que o engajamento diminua, interferindo diretamente na produtividade do grupo.

 

Fica claro perceber como a produtividade é afetada pela comunicação interna, certo?

 

4) Rumores e conflitos

Você já deve ter passado por alguma confusão causada por uma falha de comunicação. Isso é frequente em nosso dia a dia e nas mais variadas relações.

 

No ambiente de trabalho se essa falha não for corrigida, pode levar a sérios problemas e sua empresa é impactada direta ou indiretamente. Sabe aquele ditado "prevenir é melhor do que remediar"? É mais ou menos isso.

 

Rumores pela empresa podem gerar conflitos internos e externos, correndo o risco de até mesmo manchar a imagem da empresa no mercado. E você sabe de onde rumores surgem: de uma comunicação pobre, que não proporciona diálogo claro e direto.

 

5) Falta de informações

Investir em marketing externo mas esquecer de comunicar internamente pode ser um risco que sua empresa provavelmente não quer ter.

 

Já pensou se um cliente traz consigo uma informação divulgada pela própria empresa e os colaboradores não fazem ideia do que ele fala? Casos assim acontecem e vários podem ser os desdobramentos: colaboradores com atendimento insatisfatório, clientes frustrados, confusão interna, má reputação da empresa, entre outros malefícios.

 

Então, vale a dica de prestar atenção na comunicação interna para evitar situações inconvenientes.

 

6) Despesas

Sim, isso é real. Não investir em comunicação interna levará sua empresa a sofrer os danos acima, que resultarão em mais despesas. E que podem ser evitadas.

 

Se uma organização preza por uma cultura de comunicação interna bem estruturada, certamente verá o nível de engajamento da sua equipe aumentar. Mas o contrário também é verdade, pois colaboradores desengajados custam à organizações entre 450 a 550 bilhões de dólares todo ano.

 

Além do desengajamento, uma alta rotatividade de colaboradores geram mais despesas, como custos de contratação, treinamento, aprendizado e desenvolvimento, além do tempo que a vaga fica aberta.

 

Como melhorar a CI?

No entanto, esse cenário pode ser revertido. Há algumas soluções que não apenas resolvem esse problema mas proporcionam muitos outros benefícios, dentre as quais está a intranet.

 

O censo State of the Sector de 2017, realizado pela agência britânica Gatehouse, especializada em comunicação corporativa, mostra que as intranets possuem uma efetividade de 90% como um canal digital de comunicação, além de estar entre os três canais mais utilizados mundialmente.

 

A pesquisa ainda relata que 66% das empresas que possuem a ferramenta pretendem aumentar sua utilização.

 

Conclusão

Percebe-se, então, que o investimento para se ter uma comunicação eficiente pode ser bem menor que os danos citados acima, que afetam a imagem da empresa frente aos concorrentes, levando à perda de credibilidade.

 

Hábitos assertivos de comunicação devem ser introduzidos na cultura de uma empresa, e os gestores que atuarem como líderes e estiverem atentos a isso sairão na frente, tornando mais fácil a tarefa de aprimorar a comunicação interna.

 

Quer descobrir soluções para sua comunicação interna? Baixe nosso ebook INTRANET: Soluções para Comunicação Interna e veja como sua empresa pode ganhar com essa ferramenta.