Uma empresa com muitos processos internos precisa estar atenta para que haja menos falhas e mais acertos, certo?

 

Mas às vezes elas podem passar despercebidas, comprometendo o fluxo das atividades, bem como o rendimento da empresa. Por isso, buscando aperfeiçoar esses procedimentos, a empresas buscam adotar soluções para isso.

 

Dentre as práticas recomendadas estão as Auditorias Internas. A prática é requisito para a certificação ISO 9001, que tem como objetivo melhorar a gestão de uma organização através de um conjunto de normas.

 

Nesse post, você verá como tornar esse aperfeiçoamento realidade na sua empresa através das auditorias e conhecer uma ferramenta que facilita essa gestão.

 

O que é e os benefícios

 

A auditoria foi criada como uma maneira de assegurar maior eficiência da empresa, através de análise e avaliação de seus processos internos.

 

Funciona como um meio de identificar se esses procedimentos estão sendo seguidos de maneira efetiva e de acordo com os objetivos e políticas da empresa.

 

Realizar auditorias internas em sua empresa proporcionará:

 

  • Uma visão sistêmica e maior controle dos processos internos;

  • Detectação de gargalos, sendo possível a resolução diretamente no problema;

  • Relatórios confiáveis com dados coletados nas auditorias;

  • Otimização desses processos, uma vez que as falhas estão sendo corrigidas;

  • Gestão cada vez melhor.

 

Agora você já pode concordar que as auditorias internas são controles importantíssimos para toda empresa, seja ela de qualquer porte, certo?

 

Então é hora de conhecer uma ferramenta que irá automatizar e facilitar a realização de auditorias em qualquer empresa: o módulo Auditoria, do Vivaintra.

 

Módulo Auditoria

 

Proporcionando à gestão uma forma prática de analisar os processos com mais precisão, com economia de tempo e recursos financeiros, esse módulo oferece funcionalidades-chave para uma avaliação completa e assertiva.

 

Crie tipos de auditoria no Painel do Administrador para cada procedimento ou setor de sua empresa, adicionando a Área, Descrição, Critérios de Avaliação e Checklist.

 

Esses tipos criados servem como templates para que mais auditorias do mesmo tipo sejam criadas dentro do módulo com maior agilidade.

 

Os Critérios de Avaliação são criados juntamente com itens, que serão as respostas pré determinadas para cada critério, sendo possível adicionar comentários em cada um. Na checklist também são adicionados itens referentes ao controle que se busca avaliar.

 

Ao final da auditoria, um Parecer pode ser escrito e enviado junto com as respostas. Todas as avaliações ficam salvas na aba Arquivo, podendo ser acessadas pelos gestores que as criaram.

 
 

Com as funcionalidades que o módulo oferece, fica mais fácil auxiliar os colaboradores da empresa no que diz respeito ao desempenho de suas atividades diárias.


Maior controle dos processos resultará em mais chances de encontrar as falhas e resolvê-las, trazendo credibilidade e eficiência à empresa.


Além destes módulos, o Vivaintra ainda conta com outras ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como o Tarefas, Requisições e Chat. Quer experimentar o Vivaintra? Faça seu cadastro e comece a usar na hora!