Você concorda que hoje os ambientes de trabalho vêm se transformando e se adequando às novas tecnologias, certo? As culturas organizacionais estão em constante modificação e as empresas que não acompanham ficam para trás, sendo prejudicadas.

 

Nessa evolução, há diversas formas que uma empresa pode investir no aumento da produtividade de uma equipe de trabalho, indo desde gerenciadores de tarefas até repositórios de arquivos.

 

No entanto, hoje quero falar sobre algo que é fundamental para que os colaboradores cheguem a um nível cada vez maior de produtividade: a colaboração. Uma pesquisa da Queens University aponta que cerca de 75% dos colaboradores classificam trabalho em equipe e colaboração como "muito importante".

 

As pessoas não querem trabalhar sozinhas. Elas querem outras pessoas para colaborarem juntas para o crescimento umas das outras e também da empresa.

 

A colaboração é um dos fatores que vêm sendo implantados em startups e empresas ao redor do mundo para alavancar os resultados positivos e o crescimento frente aos concorrentes.

 

Maior participação

 

Os colaboradores precisam estar em contato uns com os outros. Uma ferramenta que promove a colaboração irá envolver toda a equipe nas decisões, brainstormings, construção coletiva de conhecimento. Juntos eles conseguem pensar e produzir melhor.

 

Um ambiente digital que abre espaço para a interação pessoal entre colaboradores e também com a empresa resultará em crescimento conjunto.

 

Agilidade nos processos

 

Pense em compartilhar arquivos de uma vez, ter acesso aos mesmos fluxos internos e comunicação direta e instantânea, além de minimizar os problemas relacionados a barreiras geográficas.

 

Pensou? Um time que se ajuda consegue fazer mais gastando menos tempo nas atividades diárias e nos processos internos da empresa, sendo mais ágil e não extrapolando prazos. Maior produtividade dos colaboradores irá refletir em vantagem competitiva para a organização.

 

Engajamento

 

Sabemos que um colaborador engajado é, sem dúvidas, produtivo. Mas se ele ainda não está engajado com a empresa e a rotina de atividades diárias, ainda há o que fazer.

 

Para engajar, é preciso oferecer mais que um bom salário. O colaborador irá melhorar seu desempenho se ele tiver prazer em estar ali e em cumprir suas tarefas.

 

A colaboração dentro do ambiente de trabalho consegue atrair a atenção das pessoas. Gerar um sentimento de pertencimento, de que sua participação faz diferença o levará a ver seu propósito dentro da empresa.

 

Se ele perceber que está trabalhando por mais que um salário, mas que isso o trará crescimento e seu papel oferece melhorias a outras pessoas, o engajamento será consequência.

 

Plataformas sociais

 

O mesmo estudo do início do texto mostra que 49% dos millennials (geração a partir dos anos 80 e que vem acompanhando as inovações tecnológicas, ainda mais no ambiente de trabalho) apoia o uso de ferramentas sociais para a colaboração no trabalho.

 

A Intranet Social e Colaborativa do Vivaintra tem como foco essa construção em conjunto e colaboração entre as equipes de trabalho. Ao utilizar ferramentas como Chat, Base de Conhecimento, Requisições, Tarefas, os colaboradores conseguem ser mais produtivos e alcançar melhores resultados para a empresa.

 

Sabia que você pode testar nossa ferramenta gratuitamente? Faça o teste e veja como o Vivaintra ajuda sua empresa a construir um ambiente de trabalho mais produtivo e de colaboração.