No próximo domingo, dia 14, famílias se reúnem para comemorar o Dia das Mães. Datas comemorativas são ótimas oportunidades para engajar colaboradores uns com os outros e também com a empresa em que trabalham.

 

Pensando nisso, o time de RH ou Comunicação de uma empresa pode reunir esforços para aproveitar o Dia das Mães a fim de reforçar os Valores da organização e mostrar aos colaboradores que seu foco não é apenas lucro, mas proporcionar bons momentos para aqueles que colaboram com o crescimento da empresa.

 

Listamos algumas ideias para ajudar você a proporcionar um dia marcante em sua empresa (afinal, quando se fala em mãe, não é qualquer coisa, certo?).

 

(Ah, importante que você se lembre que mãe mesmo pode ser a mãe, tia, avó, madrasta, enfim, aquela que garantiu esse amor ao seu colaborador).

 

Agora vamos para as dicas:

 

Recordar é viver?

 

Você pode preparar uma surpresa para sua equipe de trabalho! Vá atrás de alguma foto do colaborador com sua mãe (pode ser de um momento inesquecível ou uma recordação corriqueira), revele e presenteie seu colaborador. Deixe o porta retrato no seu local de trabalho e… surpresa!

 

Isso requer dedicação tempo e também recursos financeiros, mas nada que não será compensado com o engajamento de sua equipe com a empresa, seus gestores e os Valores que mencionamos acima.

 

Outra ótima ideia é que se sua organização utiliza uma intranet, aproveite a ferramenta de Galeria de Fotos e Vídeos para homenagear as colaboradoras que são mães! Poste fotos delas com seus filhos e/ou vídeos de seus filhos mandando um recado para elas.

 

Toda a empresa verá essa homenagem, as mães ficarão emocionadas e, sem dúvida, verão que a empresa se importa com ela e sua família. Quem não tem prazer em trabalhar em uma empresa que vê e valoriza você?

 

O que faço no trabalho?

 

Sua mãe sabe o que você faz no seu trabalho? Como ela descreveria sua função na empresa que trabalha?

 

Instigue seus colaboradores a mandarem mensagens instantâneas para suas mães perguntando o que eles fazem no trabalho. Peça que postem as respostas na intranet ou uma rede social. Crie uma competição para que mãe e filho(a) da resposta mais engraçada sejam premiados com algo para aproveitarem juntos

 

Com isso, todos podem se conhecer ainda mais e gerar juntos um ambiente de trabalho descontraído e confortável.

 

Pode até ser clichê, mas elas amarão…

 

Em algum dia na escola já fizemos cartinhas para nossas mães, certo? A ideia agora é aproveitar que crescemos e entendemos um pouquinho mais do que elas fizeram por nós e homenageá-las!

 

Peça aos seus colaboradores que postem na timeline da intranet uma mensagem para suas mães. Depois disso, separe esses posts e envie para as mães como forma de mostrar que seus filhos as amam e deixam isso claro publicamente onde trabalham. Não tem como negar que as mamães apreciam e muito essas demonstrações de amor.

 

Tempo juntinho todo mundo gosta

 

Muitos de nós passamos a maior parte do dia fora de casa e às vezes não conseguimos passar tempo com nossas mães.

 

Por isso, mostre aos colaboradores que a empresa se importa: promova um momento especial entre eles e suas mães/filhos no local de trabalho, com um café da manhã ou até mesmo passar um período do dia na empresa mostrando seu trabalho e o que faz lá.

 

As mães sempre irão curtir passar tempo presencialmente com seus filhos. Através da intranet, fotos e vídeos do momento podem ser divulgados nas galerias, gerando envolvimento entre os colaboradores e também com a empresa.

 

Faça notícia

 

Há diversas maneiras de aproveitar o Dia das Mães para mostrar aos colaboradores que eles e suas famílias são importantes para a empresa. E uma intranet social pode ajudar ainda mais na hora de bolar uma ideia e colocar em prática.

 

Com um módulo de Notícias, por exemplo, gestores podem divulgar para toda a empresa a realização de alguma ação comemorativa, bem como atrair sua atenção a fim de que todos participem. Faça da intranet um meio de comunicação interna eficaz nesse engajamento!

 

Colaboradores que se sentem parte de uma organização tendem a vestir a camisa, serem mais produtivos e envolvidos a contribuir ainda mais para o crescimento da empresa.

 

E sua empresa, o que irá realizar nessa data comemorativa e ainda engajar toda a equipe? Conte pra nós!