As empresas já conhecem a utilidade e ferramentas das intranet tradicional. E todos nós conhecemos as redes sociais e nos deparamos com a força de comunicar que essas plataformas digitais tem. Novas formas de melhorar a comunicação nas empresas foram desenvolvidas. Continue lendo e descubra mais sobre a intranet social e colaborativa.
 
Entendendo uma intranet
 
A intranet é uma versão privada da internet e sua função é compartilhar informações internas com seus colaboradores. Estas informações por sua vez podem ser sobre a organização, processos, produtos e clientes.
Atualmente os sistemas de intranet, apesar de muito consolidados no mercado, aplica na maioria das empresas um modelo conservador no qual a maioria dos colaboradores exerce um papel de espectador ou visitante na intranet. Desta forma, a comunicação se torna verticalizada e resulta em pouco engajamento ou colaboração por parte dos colaboradores uma vez que não disponibiliza um ambiente para participação dos mesmos.
 
A intranet sociais e colaborativa como uma nova cultura dentro das organizações
 
Sabemos que as redes sociais fazem parte do dia a dia das pessoas e com isso criaram um novo tipo de comunicação entre as pessoas que são muito mais engajadas e colaborativas. Estas ferramentas possibilitam a publicação de conteúdo, compartilhamento, curtidas e comentários. Também permitem a organização de eventos e criação de grupos.
 
Já imaginou unir esta cultura e ferramentas em favor da sua organização?
Pois é justamente o que as Redes Sociais Corporativas fazem.
 
Um dos pontos principais da intranet social são as pessoas, por acreditar que os colaboradores são um ponto importante nas empresas, por meio delas  motivadas e valorizadas a empresa tem melhores resultados pois a equipe se torna mais engajada com os objetivos e metas propostos. O objetivo de usar a intranet social a favor dos interesses da empresa é centralizar ferramentas e a comunicação, divulgando conteúdos, compartilhar dúvidas e informações do que acontece no dia a dia de todos que fazem parte da empresa. Com esse modelo de intranet social os colaboradores constroem juntos o conteúdo e o sucesso ou não das publicações será relativo com a quanto os colaboradores estão engajados com a empresa.
 
Vantagens da intranet social colaborativa
  • Permitir maior participação de todos – não existe um sistema de governança como na intranet tradicional e todos podem dar sua opinião e ser ouvidos.
  • Redução dos custos com a comunicação – as ferramentas digitais são naturalmente mais econômicas do que as mídias tradicionais, mas ao utilizar a intranet social você consegue unir as necessidades da comunicação interna praticamente em um único lugar.
  • Agilidade em informar as notícias – todos tem acesso a comunicação mais rapidamente por ser um meio digital onde grande parte das pessoas na empresa tem contato constantemente.
  • Colaboradores mais informados– colaboradores bem informados se tornam mais motivados e a motivação é uma ótima ferramenta para que todos se sintam mais satisfeitos com a empresa onde trabalham.
  • Maior engajamento – aumentando o engajamento o colaborar se sente pertencendo a equipe, vestindo a camisa da empresa ele deixa de ser apenas um colaborar e se torna um embaixador da marca também.

(Leia mais sobre como aumentar o engajamento dos colaboradores http://www.vivaintra.com/novidades/post/5/comunicacao-interna-e-endomarketing)