Para engajar colaboradores na rotina de trabalho, análise e planejamento são essenciais por parte das empresas, para que verifiquem como anda o ambiente organizacional e a relação com e entre seus colaboradores.

 

Nesse processo, fazer algumas destas perguntas pode ser efetivo na resolução de conflitos internos:

 

1) Você oferece oportunidades de crescimento aos seus colaboradores?

Proporcionar e ainda incentivar sua equipe em seu crescimento pessoal durante a realização das tarefas irá deixá-los motivados.

 

Eles serão instigados a ir mais longe, e consequentemente sua produtividade será maior. Dê autonomia aos seus colaboradores, permita que aperfeiçoem suas habilidades.

 

2) Você promove feedbacks significativos frequentemente?

Receber feedbacks positivos é muito bom e motivador, mas quando esse retorno é negativo, é preciso saber como fazê-lo.

 

Mas lembre-se de que seu colaborador precisa saber como está seu rendimento, e se você conseguir se mostrar um gestor que dá feedbacks porque se preocupa, eles serão aceitos de forma cada vez mais positiva.

 

3) Seus colaboradores se dão bem com seus diretores?

Diretores precisam estar atentos aos seus colaboradores, e serem verdadeiramente empáticos.

 

Toda equipe de trabalho quer ser valorizada e ter um bom relacionamento com seus gestores, mas muito depende de como estes os tratam e se posicionam. Buscar conhecê-los pode ajudar a diminuir a rotatividade de funcionários e reter talentos que esperam diálogo e bom relacionamento dentro da empresa.

 

4) Seus colaboradores recomendariam sua empresa como um lugar para trabalhar?

Será que seus colaboradores diriam aos seus amigos ou familiares como vale a pena trabalhar em sua empresa?

 

Caso haja quem diga que não, busque conhecer os motivos pelos quais seu colaborador não recomenda sua organização como um bom lugar para trabalhar. Deixe claro a ele que sua voz pode ser ouvida e, mais que isso, você deseja ouvir suas opiniões. Além de poder melhorar o ambiente organizacional, seu colaborador irá se sentir parte da empresa.

 

5) Todos se dão bem em sua empresa?

Passar o dia trabalhando ao lado de pessoas que você gosta e ainda te motivam a crescer: isso, sem dúvidas, aumenta o engajamento de seus colaboradores e retenção de talentos.

 

Uma pesquisa mostra que apenas 17% dos colaboradores obtém reconhecimento de seus colegas, e 31% dos gestores. Proporcione um ambiente de trabalho onde seus colaboradores sejam motivados e instigados a motivar uns aos outros, trazendo a eles uma cultura de reconhecimento, onde um elogia e ajuda o outro a se desenvolver.

 

Gestores de empresas de pequeno até grande porte devem estar atentos ao ambiente organizacional em que estão inseridos e a cultura que está sendo criada no local de trabalho, afinal, isso poderá afetar os resultados que a empresa busca alcançar.

 

Então, se você quer estar atento também aos erros que já podem estar dando prejuízo para sua empresa e você não sabe, leia nosso post e veja como identificá-los!