Você sabe como sua empresa é vista pelo público externo? E pelo interno? A opinião que é formada por esses dois públicos pode interferir na reputação de sua empresa como uma Employer Branding, ou marca empregadora.

 

Esse termo se refere à estratégia de construir uma imagem de sua empresa como um local onde todos querem trabalhar, e conta com um conjunto de técnicas que departamentos de sua empresa podem aplicar juntos, a fim de reter e atrair talentos para trabalharem com você.

 

Alinhar os setores de RH e Marketing, por exemplo, é uma das alternativas para gerenciar o Employer Branding dentro de uma empresa, visto que estamos falando da visão que o público interno tem do local de onde trabalha. Por acaso você lembrou do Google, a famosa empresa conhecida pelo seu ambiente de trabalho e que chega a receber 1 milhão de currículos por ano? Então, é uma das empresas que tem construído uma excelente imagem de marca empregadora.

 

Manter seus colaboradores engajados e felizes em seu ambiente de trabalho é uma das preocupações do setor do RH, e é importante analisar como esse público interno está enxergando a organização onde trabalha. Se o público interno for o primeiro a falar mal de sua empresa, logo o externo não terá muitos motivos para discordar.

 

Ou seja, promover técnicas - e podem ser várias, variando de empresa para empresa, cada uma com suas especificidades - que busquem valorizar sua equipe de trabalho demonstrará que a empresa reconhece seu trabalho e busca proporcionar um bom local para trabalhar, caminhando, assim, para se tornar uma boa marca empregadora.

 

Para quem está em busca de um emprego, saber que sua empresa é empenhada em valorizar seus colaboradores, oferecendo oportunidades, mantendo uma comunicação horizontal, entre outros fatores, não restará dúvidas quanto a candidatar-se para uma vaga. Afinal, novos talentos estão por aí em busca de empresas que reconheçam seus esforços e estejam dispostos a proporcionar um bom ambiente de trabalho organizacional.

 

Construir uma imagem positiva de Employer Branding não acontece do dia para a noite, mas investir nisso possibilitará que novos talentos cheguem até você, e não mais você correndo atrás deles. Uma empresa que valoriza será valorizada pelos seus públicos, e poderá ver resultados positivos na retenção e atração de bons profissionais.