É indiscutível que Recursos Humanos é um departamento essencial para todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, pois ela irá alinhar e integrar as necessidades dos colaboradores e da empresa, cooperando para um ambiente corporativo mais harmônico.

 

Por estar conectado a todos os departamentos, se o RH comete um erro, boa parte da empresa poderá sentir as consequências. No entanto, alguns erros podem facilmente ser evitados se as empresas estiverem atentas e dispostas a eliminá-los.

 

Veja 4 erros de RH que podem comprometer o desenvolvimento produtivo de sua empresa:

 

1- Contratação às pressas e sem planejamento

Uma empresa pode ser prejudicada ao perder um colaborador importante durante seu desempenho nas tarefas, atraído por um salário maior ou melhores benefícios. Mas em um cenário como este, muitos gestores ficam preocupados e acabam por acelerar o processo de entrevistas, o que pode levar a contratação de alguém com bem menos experiência ou que não se encaixa na cultura da empresa.

 

A rotatividade de colaboradores pode ser ainda mais desagradável quando o processo de contratação é feito às pressas e sem um planejamento. É crucial que o departamento de RH saiba que as entrevistas podem servir como indicadores do desempenho futuro do candidato à vaga.

 

2- Desconsiderar o processo de integração

Ao adentrar um novo colaborador na empresa, é necessário que este passe por um período de adaptação à rotina e à cultura da organização. Este processo pode levar tempo para que o novo contratado seja inteiramente funcional ou alcance a produtividade de seus colegas.

 

Para evitar tal desatenção, uma das coisas a se fazer é conectar esse novo colaborador aos seus colegas de trabalho e, principalmente, alguém que possa atuar como seu mentor durante esse processo, a fim de orientá-lo no dia-a-dia de seu novo emprego. Proporcionar um período de integração aos novos colaboradores de sua empresa evidenciará a eles sua importância e compreensão à suas necessidades.

 

3- Falta de treinamento adequado para gestão

Se os colaboradores regulares precisam de treinamento e um suporte para um bom desempenho de suas funções, os gestores não fogem à regra. Quando alguém de sua empresa é promovido a um cargo gerencial, é essencial que ele seja treinado e mentorado, a fim de saber lidar com suas novas responsabilidades e desafios, mesmo que já tenha demonstrado uma excelente liderança previamente.

 

Treinamentos para os gestores e futuros gestores de sua empresa podem se dar através de workshops, conferências, cursos presenciais ou EAD, além de confiar papéis de liderança em projetos que a empresa está trabalhando.

 

4- Não reconhecer e recompensar um bom desempenho

Reconhecer o bom trabalho e o progresso do seu colaborador é a chave para que ele seja ainda mais engajado. Deixar o departamento de RH indiferente à isso é trabalhar a favor do desânimo de sua equipe, algo que você não quer. Uma pesquisa feita com mais de mil empresas mostra que 65% dos colaboradores sentem que não são reconhecidos o suficiente em seu ambiente de trabalho.

 

Um bom desempenho é fruto de empenho, o que sinaliza a importância de enaltecer o engajamento de seu colaborador, para que a produtividade seja sempre crescente. Nem todos estão prontos para uma promoção, mas há diversas maneiras de recompensar quem realizou um bom trabalho. Esse simples erro só não pode tornar seu departamento de RH e, consequentemente, sua empresa, apáticos à equipe de trabalho.

 

Recursos Humanos é, sem dúvida, substancial no desenvolvimento de uma empresa. Por isso, os gestores desse departamento devem sempre estar atentos e preparados para assegurar que os possíveis erros sejam solucionados e, até mais que isso, evitados.