Quando um colaborador se sente engajado em seu local de trabalho, ele pode realizar além dos seus deveres normais. Há um aumento significativo em sua produtividade e, consequentemente, nos lucros da organização.

 

No entanto, muitos líderes não estão convencidos de que vale a pena investir no engajamento de seus colaboradores. Veja algumas razões de porque o engajamento de uma equipe de trabalho é tão importante:

 

Empresas com colaboradores engajados têm melhor performance

Quando um funcionário está engajado em seu trabalho, sua empresa pode superar em até 202% aquelas que não possuem esse engajamento.

 

Se seus colaboradores estão mais felizes em sua empresa, pense nas possibilidades em termos de colaboração. Os níveis de produtividade e melhores resultados serão bem maiores se seu funcionário se sentir bem onde trabalha.

 

Feedbacks regulares evitam rotatividade

Fornecer aos funcionários informações de como estão se saindo em suas atividades, congratulando ou alertando-os, pode levar à empresa aperfeiçoamento e também melhores diálogos entre gestor e colaborador.

 

O feedback traz clareza ao colaborador a respeito de seu desempenho na empresa, e mostra onde pode melhorar. Fazer esse retorno regularmente pode diminuir a rotatividade de funcionários, que pode ser 14.9% menor em empresas que promovem feedbacks. Mostre ao seu colaborador que se importa e faça com que se sinta confortável.

 

Engajamento diminui ausências

Se o colaborador estiver se sentindo desmotivado em relação a sua empresa e suas atividades, não terá vontade de estar no trabalho, e buscará utilizar férias e dias de folga o máximo que puder. Isso é o que sua empresa não quer.

 

O estresse de não ter prazer em seu trabalho pode também levar o funcionário a sérios problemas mentais e psicológicos. Investir em seus colaboradores e fazer com que se sintam parte da empresa pode converter essa situação, promovendo 37% menos absentismos no trabalho.

 

Funcionários motivados retêm clientes

A taxa de retenção de clientes pode ser até 18% maior quando você tem funcionários trabalhando felizes. Funciona como uma cadeia: colaborador satisfeito proporcionará melhores serviços aos clientes. Consequentemente, haverá uma fidelização dos clientes, o que levará a maiores lucros.

 

Entenda que seus clientes nunca estarão felizes e satisfeitos até que seus colaboradores estejam.

 

Não se importam de ficar até tarde

Proporcionar um ambiente de trabalho onde o colaborador se sente bem é fundamental para um engajamento real. Se a empresa proporcionar isso, poderá também contar com a lealdade de seus colaboradores.

 

Quando estão altamente engajados, são 2.5 vezes mais propensos a ficar no trabalho até mais tarde se algo precisa ser feito. Por outro lado, se não estiverem, estarão atentos ao relógio atentamente esperando a hora de ir pra casa.

 

Gestores engajados fazem a diferença

Investir no desenvolvimento dos gestores da empresa reflete em seus colaboradores. Quando há líderes engajados, que acreditam na empresa e na colaboração das equipes de trabalho, o resultado não será outro: funcionários com senso de pertencimento e maior engajamento na missão da organização.

 

O empenho de colaboradores é um dos maiores desejos de toda empresa. Para alcançar isso, é preciso investir no engajamento dos mesmos. Criar ambientes de colaboração e promover comunicação horizontal entre gestores e equipes de trabalho resultará em maior produtividade, lucro e retenção de talentos dentro da empresa.

 

Você acha que vale investir no engajamento de sua equipe de trabalho? Como sua equipe tem engajado seus funcionários?