Para que haja um bom desenvolvimento organizacional alguns fatores são essenciais, como uma comunicação efetiva. Uma equipe de trabalho engajada é resultado de colaboradores satisfeitos, e a atuação participativa de gestores é fundamental para chegarem a esse estágio.

 

Gestores precisam estar presentes e atentos à maneira como se comunicam com seus colaboradores, e verificar se essa comunicação tem se mostrado eficiente ou se são gerados ruídos que dificultam a fluidez dos processos dentro da empresa.

 

Trazemos então algumas falhas de comunicação que podem estar ocorrendo em sua empresa, e você não está percebendo, acarretando consequências desagradáveis:

 

Gestores podem não saber se comunicar da forma correta e efetiva

Há várias maneiras de se comunicar com os colaboradores de uma empresa, no entanto é preciso analisar o que se pretende comunicar e o que se espera dos receptores, para que os meios utilizados sejam os corretos.

 

Cada empresa possui suas particularidades, e para que a comunicação ocorra efetivamente, cabe aos gestores aprimorarem não apenas a escolha dos meios, mas também a habilidade de adequar o formato de sua comunicação ao contexto da empresa, alcançando o público alvo da mensagem, gerando os resultados esperados.

 

Falha dos gestores em incentivar os colaboradores

É evidente que a produtividade de algum colaborador diminui quando está desmotivado com o ambiente de trabalho. Mas, para que situações assim ocorram o mínimo possível, um dos objetivos de gestores é incentivar os colaboradores a trabalharem não apenas na empresa, mas pela empresa.

 

Um dos erros comuns que causam essa desmotivação é a divergência entre o discurso e a prática diária dos gestores. Para motivar sua equipe de trabalho, é importante que o gestor lembre que ele também está sempre comunicando algo com suas atitudes no ambiente organizacional.

 

Devido a sua posição, o líder é tido como referencial e, quando se fala em exemplo, atitudes podem sobressair às palavras. Portanto, o engajamento dos colaboradores depende também do que o gestor comunica através de sua atuação dentro da empresa.

 

Canais de comunicação interna não são eficazes

Uma vez que os colaboradores se deparam com dificuldades na comunicação com seus gestores, acesso a informações, restrição à sua participação na empresa, é crucial que os líderes prestem atenção a esses impedimentos e busquem novos meios que permitam uma comunicação empática e eficaz para a equipe.

 

Se não forem levados em conta os ruídos existentes e os canais não avaliados, o rendimento do trabalho é comprometido e o desenvolvimento organizacional prejudicado.

 

Atualmente, alguns novos meios vêm sendo utilizados para construir uma comunicação efetiva e sem falhas, com um ambiente de trabalho harmônico baseado na colaboração e produtividade.

 

Um desses meios é a rede social corporativa, como a Intranet Vivaintra, que agrupa mais de vinte ferramentas para transformar e aperfeiçoar o modo como os setores, gestores e colaboradores de uma empresa se comunicam. Saiba mais sobre as intranets sociais no nosso post e porque é importante se adaptar a elas.