As organizações já perceberam que o seu público interno é de grande importância e a sua satisfação com o ambiente de trabalho melhora a sua imagem, aumenta o engajamento com os seus objetivos e consequentemente melhora a sua produtividade gerando mais lucro.
 
Descubra como aumentar o engajamento e a satisfação dos seus colaboradores com o endomarketing e a comunicação interna.
 

Endomarketing

O endomarketing é a integração de dois setores de grande importância dentro das organizações, o Marketing como o próprio nome já diz e o setor de Recursos Humanos. O endomarketing enxerga os colaboradores como clientes internos dentro da organização, considerando eles consumidores e propagadores da sua marca e produto.
 
Utiliza-se suas ferramentas e estratégias do marketing tradicional para o público interno, sua função é vender a imagem da empresa e de seus produtos, aumentando o envolvimento e maior interação desses clientes internos com a organização, tornando-os engajados a ponto de se transformarem em verdadeiros embaixadores da marca.
 
O endomarketing foca nas pessoas, desenvolvendo e fortalecendo na equipe o sentimento de orgulho com a empresa. Este orgulho e espírito de pertença à equipe é otimizado através de colaboradores bem informados da situação e desempenho da organização e por meio de recompensas, como brindes, viagens, bonificações salarial e em troca a empresa recebe mais comprometimento de todos que vestem a camisa da organização.
 
 

Comunicação Interna 

A comunicação interna também trabalha lado a lado com o Recursos Humanos, pois é o fornecedor de informações comportamentais do grupo que será atingido por essa comunicação. Ela atua através de formar opiniões, informar o que acontece, engajar os colaboradores com a organização e educar sobre a cultura organizacional com o objetivo de tornar a empresa uma só.
 
O foco da comunicação interna é reforçar o planejamento estratégico e fazer com que todos entendam os objetivos e se identifiquem. Unir todos os setores que são compostos por pessoas diferentes e com pensamentos diferentes, faz a comunicação interna seja uma área estratégica e o seu bom desempenho esteja ligada com a maior lucratividade. 
 
Ela também trabalha para otimizar o fluxo de informação entre todos os colaboradores, fazendo com que todos possam falar e ser ouvidos pelos lideres. Sua atuação tem um caráter mais social, trabalhando a partir do conceito de parceria e colaboração entre todos, fazendo assim, com que todos saibam do objetivo da empresa, tendo como resultado o trabalho em equipe e o alcance das metas estabelecidas.
 

Semelhanças entre comunicação interna e endomarketing 

O endomarketing trabalha suas ações objetivando que o seu cliente interno seja porta-voz da sua empresa, visando aumentar os lucros e a Comunicação Interna visa melhorar o clima organizacional, tornando o seu publico interno satisfeito, fazendo com que ele produza mais.

Para o funcionário vestir a camisa da empresa, ele precisa estar satisfeito com a empresa onde trabalha com isso a comunicação interna precisa ter sucesso em suas ações para o endomarketing ter sucesso também. As duas maneiras de falar com o público interna são importantes e uma complementa a eficiência da outra.
 
A necessidade de tornar o público interno bem informado dos acontecimentos, reflete em pessoas mais engajadas com a empresa. Tornar todos satisfeitos com suas funções, onde trabalham, ter um clima organizacional onde o colaborador se sinta satisfeito, seja conhecido e bem relacionado com todos, torna ele mais produtivo e mais atuante nos problemas organizacionais.
 
E o ponto forte entre as duas formas de comunicar é manter seus colaboradores/clientes internos muito bem informados sobre todos os acontecimento e mudanças da empresa, evitando assim que ocorra a famosa rádio peão que gera dúvida entre os objetivos da empresa e diretrizes da empresa, podendo causar o sentimento de desvalorização, insatisfação, desinteresse com o alcance dos objetivos.
 

Como resolver o problema de comunicação interna e endomarketing 

Através da Intranet social, ela é dividida em sessões diferentes dentro da mesma ferramenta, na parte de colaboração é possível integrar algumas das principais preocupações da comunicação interna como comunicar a todos com rapidez sobre o acontecimento da empresa e criar um canal onde todos possam falar e ser ouvidos.
 
E na parte social desta intranet é possível ter acesso a mais informações e particularidades deste público que pode ser usado a favor do endomarketing para ser mais assertivo, conseguir conquistar, fazer com que seus clientes internos vistam a camisa da empresa e auxiliem na melhora dos lucros.
 
Quer saber mais sobre como funciona uma intranet social e colaborativa? Veja nosso post e conheça essa ferramenta que vem ganhando a atenção das empresas ao redor do mundo.