A implementação do sistema de intranet social em uma empresa visa promover engajamento e motivação em sua uma equipe de colaboradores, gerando maior produtividade e resultados positivos. As funcionalidades oferecidas são diversas, e contribuem para um ambiente de trabalho colaborativo e com uma estrutura hierárquica mais descentralizada.

 

No entanto, em muitos casos, a equipe não vê a plataforma como um recurso que modificará suas atividades no trabalho. Essa nova ferramenta pode parecer difícil ou até mesmo sem necessidade se não forem apontados seus benefícios e os motivos de sua utilização. Dentre os objetivos que levam uma empresa a aplicar a intranet, estão:

 

  • Endomarketing;

  • Comunicação interna e consequente interação entre colaboradores;

  • Qualidade e agilidade de processos;

  • Redução de custos;

  • Aumento de produtividade.

 

Para envolver os colaboradores nesse espaço, é preciso considerar quais funcionalidades podem engajá-los, visto que cada empresa possui suas particularidades e necessidades específicas, levar essas funções e o que podem proporcionar ao conhecimento da equipe. Porém, algumas táticas podem ser aplicadas para ressaltar a relevância de uma intranet social:

 

Conteúdos não relacionados ao ambiente empresarial

 

Funcionando como uma rede social corporativa, a intranet social disponibiliza aos seus usuários um feed de notícias. Mas esse ambiente não deve, necessariamente, ser alimentado apenas com notícias e informações relacionadas ao ambiente empresarial, podendo ser publicado e compartilhado conteúdo referente a outros assuntos, tornando essa rede social um espaço descontraído e atrativo para navegar e fazer parte.

 

Interação entre colaboradores

 

Disponibilizar um espaço onde os colaboradores podem também publicar, curtir e comentar as publicações do feed de sua intranet social permitirá interação não apenas entre entre os mais próximos, mas entre setores da empresa, promovendo, assim, um sentimento de pertencimento e unidade. Alguns exemplos de como essa interação pode ser eficaz são publicações direcionadas aos colaboradores, buscando sua participação e proporcionando um espaço democrático onde opiniões, sugestões e reclamações são aceitas e respeitadas; postagens com conteúdo descontraído, com assuntos referentes a viagens, lazer, gastronomia, e outros, podem gerar, da mesma forma, um espaço interativo. Sem dúvida, proporcionar interação é uma tática essencial para maior engajamento dos colaboradores com a intranet.

 

Ferramentas em ação

 

Dentre os recursos disponíveis em uma intranet estão ferramentas que aumentam a produtividade do trabalho. No entanto, mais do que dispor essas ferramentas para serem utilizadas pela equipe, é importante que vejam sendo utilizadas e como contribuem na agilidade das atividades, oferecendo mais qualidade na realização de tarefas. Fóruns de discussão e base de conhecimento são algumas dessas ferramentas que, se notado o aperfeiçoamento que possibilitam, podem atrair a atenção dos colaboradores.

 

Fonte de recompensas

 

Não apenas os colaboradores de uma empresa, mas o ser humano espera ser recompensado. Oferecer à sua equipe de trabalho oportunidades de ser recompensada por seu trabalho é motivador, e utilizar a intranet social como fonte dessas retribuições levará a um maior engajamento com a plataforma. Uma das estratégias que a empresa pode utilizar para alcançar esse objetivo é a de gamification, utilizando a intranet como espaço para desempenhar "jogos", despertando, além da competitividade positiva entre seus colaboradores, maior conhecimento e utilização dos recursos disponíveis.

 

Uma intranet social e colaborativa certamente proporciona um melhor ambiente organizacional, e as possibilidades para atrair os colaboradores de uma empresa para seu uso são muitas. É preciso que os gestores da organização estejam atentos às necessidades e especificidades de sua empresa, setores e equipes, e busquem, com criatividade e dedicação, pôr em prática as melhores formas de trabalhar com a intranet, a fim de influenciá-los para que se dediquem, com esforço coletivo, ao uso dessas redes sociais corporativas.