O 5S surgiu no Japão logo após a Segunda Guera Mundial e buscava aumentar a produtividade das indústrias no período pós-guerra, para assim melhorar a produção e adequar-se a alta competitividade do mercado.

 

Atualmente, o método 5S é uma tendência mundial e diversas empresas já aderiram. É uma maneira de aumentar a produtividade da empresa sem custos extras e o segredo está em atribuir organização e disciplina ao ambiente de trabalho em 5 conceitos.

 

Conheça abaixo os 5 conceitos do método 5S e entenda como eles podem aumentar a produtividade da empresa:

 

1- Seiri - Senso de utilização

 

Assim como uma árvore sabe descartar suas folhas velhas, este primeiro passo consiste em descartar tudo que for inútil. Separe o útil do inútil e descarte tudo aquilo que não tiver mais utilidade.

O que melhora na empresa: mais espaço para a realização de outras tarefas, maior facilidade para encontrar itens (documentos, ferramentas, etc), ambiente de trabalho mais organizado.  

 

2-  Seiton - Senso de organização

 

O objetivo dessa etapa está em identificar e arrumar tudo para que qualquer pessoa possa localizar facilmente. Logo após o descarte de materiais inúteis, portanto, é preciso que os materiais úteis sejam organizados, sejam eles físicos ou digitais em pastas do computador.

O que melhora na empresa: ao definir uma organização, os colaboradores ao procurar algo saberão exatamente onde encontrá-los, resultando em ganho de tempo. É mais fácil também integrar novos colaboradores, já que se tudo estiver organizado é rápido e fácil para qualquer um encontrar o que está procurando.

 

3- Seiso - Senso de limpeza

 

Nesta etapa aprendemos a eliminar a sujeira e como não produzir mais sujeira nos ambientes que frequentamos. Mais do que uma etapa, é a implantação de um cultura dentro da empresa. Um ambiente limpo e organizado melhora a imagem tanto interna como externa da empresa.

O que melhora na empresa: Melhora a qualidade do ambiente, consequentemente atribui mais qualidade ao trabalho realizado naquele local.

 

4- Seiketsu - Senso de saúde e higiene

 

Nesta etapa padronizamos na empresa práticas que prezem a saúde e a higiene. A etapa consiste em aplicar uma cultura na equipe em geral, mas que também parte o individual e cada colaborador deve prezar pela higiene individual. Esta etapa também pode ser chamada conhecida por senso de padronização, já que o uso de uniformes se enquadra aqui, bem como a capacidade de mantê-los sempre limpos e conservados.

O que melhora na empresa: Minimiza o tempo gasto com a manutenção da limpeza e ajuda com que as etapas anteriores sejam cumpridas, padronizando assim a organização estabelecida na empresa.

 

5- Shitsuke - Senso de disciplina

 

Além de ter disciplina nas fases anteriores do 5S para que sejam cumpridas, é preciso ter disciplina também no cargo desempenhado dentro da empresa. A autodisciplina ao desempenhar sua função dentro da empresa deve sempre ser priorizada.

O que melhora na empresa: constrói um ambiente voltado ao comprometimento e disciplina ao realizar tarefas e manter a ordem.

 

Como aplicar o 5S na sua empresa?

 

O método 5S oferece muitas vantagens às empresas, mas antes de iniciar o método, é preciso saber a melhor forma de implantá-lo. Embora cada empresa possua uma cultura interna diferente, podemos seguir algumas dicas gerais para ter sucesso na implantação:

 

  • Informe os colaboradores sobre o método na sua intranet antes de aplicá-lo e faça questão de que todos compreendam bem do que se trata;

  • Escolha os canais para dispôr a informação sobre o método. Pode ser uma palestra, um artigo na intranet, um jornal mural, entre outros. O importante é que a informação chegue até todos e para isso você pode utilizar mais de um canal;

  • Certifique-se que todos os colaboradores estejam dispostos a ajudar na manutenção do método, para isso, foque nos benefícios que o 5S pode trazer para o ambiente de trabalho;

  • Para obter os benefícios do método é importante que toda a equipe colabore. Estabeleça  uma cultura interna em que todos os colaboradores ajudem fiscalizando se o método está sendo cumprido.

 

Para comunicar seus colaboradores sobre o método, bem como manter o método em pleno funcionamento, a intranet é a melhor escolha. Se a sua empresa ainda não possui uma, essa é a hora para ter. O método 5S, juntamente com a intranet irão aumentar ainda mais a sua produtividade.