Imagem: Reprodução / Rio 2016

 

Os jogos olímpicos reúnem os melhores atletas de todo o mundo para competirem entre si em diversas modalidades de esportes. Esses atletas destacam-se por ter foco, habilidade e dedicação no que fazem. Podemos tomar como exemplo para o cotidiano na empresa algumas dessas características e dessa forma aprender lições valiosas sobre superação e perseverança para atingir objetivos.

 

Confira abaixo 7 lições valiosas que podemos aprender com as olimpíadas e aplicar na empresa:

 

1- Sucesso demanda preparação

 

Atletas treinam muito para ter a oportunidade de competir nos jogos olímpicos, certo?  São horas diárias utilizadas em muito treinamento e preparação. Então, por que nas empresas seria diferente? Se você quer que a empresa chegue ao nível dos melhores do ramo, você deve preparar-se para isso. Invista em treinamento adequado, observe seus concorrentes e estude diariamente para estar sempre preparado.

 

2- Destaque-se

 

Os jogos olímpicos são competitivos da mesma forma que o mercado é. Dessa maneira, saiba que somente os melhores terão chance de concorrer e somente os melhores dentre os melhores terão destaque. E como é possível se destacar dentre os melhores? Somente com muita dedicação.  

 

3- Reconhecimento importa

 

Os atletas batalham para que conquistem medalhas, principalmente as de ouro. Sabemos que não é somente o reconhecimento que importa, mas ele é ainda sim primordial. Para as empresas, batalhar para ter reconhecimento dos clientes é acima de tudo uma estratégia de marketing. Se os seus clientes reconhecem a empresa e ainda indicam  seus serviços à outras pessoas, significa que você está divulgando a sua marca gratuitamente. Conquiste clientes satisfeitos e ganhe propagadores da sua marca.

 

4- Aprenda a trabalhar em equipe

 

Mesmo em esportes individuais existe por trás do atleta uma equipe composta por diversos tipos de profissionais para ajudá-lo a chegar ao topo. Nas empresas o sucesso também ocorre a partir de um bom trabalho em equipe. Cada profissional possui qualidades individuais que se somadas produzem um ótimo trabalho. Profissionais qualificados em diferentes áreas produzem uma equipe heterogênea e completa.

 

5- Saiba onde quer chegar

 

Os atletas das olimpíadas possuem foco onde querem chegar. Você sabe qual é o foco da empresa? Se ainda não tem, trabalhar em um objetivo específico faz com que o caminho até ele seja trilhado com mais clareza.

 

6- Saiba usar seus pontos fortes

 

Assim como os melhores atletas, aprenda a usar os pontos fortes a seu favor. A sua empresa se diferencia das outras em que? Mesmo em setores muito concorridos é possível se destacar a partir de um diferencial. Aproveite campanhas de publicidade institucionais para mostrar aos clientes quais são os pontos fortes da empresa.

 

7- É melhor tentar e falhar, do que nunca tentar

 

Nos jogos olímpicos existem 3 tipos de medalhas: ouro, prata e bronze. No mercado, ainda que não exista um pódio sabemos que poucas empresas se destacam e que no caminho ao sucesso algumas podem ficar para trás. Não desanime caso a sua empresa ainda não esteja em posição destacada em relação as outras, tenha determinação, persistência e entenda que a tentativa já é um grande passo.  Fica também a experiência de aprender com os erros e trabalhar a partir deles para conquistar sucesso da próxima vez.

 

Certamente são lições valiosas essas que temos a aprender com as olimpíadas. Para a empresa conquistar sucesso, assim como os melhores atletas, é primordial acima de tudo ter muita força e dedicação naquilo que faz.