Em empresas de pequeno porte a capacidade de agir com rapidez certamente é notada e reconhecida como uma grande vantagem. Isso porque as decisões não precisam passar por diversas camadas da empresa e tudo é aprovado rapidamente sem muita burocracia, agilizando o fluxo de trabalho. A comunicação interna também tem a vantagem de ser facilitada devido a pequena quantidade de pessoas envolvidas no processo.

 

No entanto, a tecnologia da intranet pode melhorar ainda mais o ambiente de trabalho das pequenas empresas. Engana-se quem pensa que a comunicação interna em organizações de pequeno porte não apresenta falhas e sendo assim, não precisa mudar e se adaptar às inovações do mercado. Leia abaixo 6 motivos pelos quais empresas pequenas também devem investir em intranet:

 

1- Falhas e dificuldades na comunicação

 

Até mesmo empresas muito pequenas sofrem com falhas na comunicação interna. Se a comunicação envolve mais de 2 pessoas, podem haver ruídos e dessa forma prejuízo na produtividade. Se os colaboradores da empresa ficam sabendo o que está acontecendo por meio de boatos  no corredor, por exemplo, há evidências de  um grande problema de comunicação. Uma equipe mal informada gera informações incertas , que podem resultar em insatisfação tanto para os colaboradores quanto para a direção da empresa.

 

Se na sua empresa alguns colaboradores se ausentam com frequência para a realização das tarefas ou qualquer outro motivo, contatá-los quando estão fora pode ser difícil. Caso  o telefone celular ainda seja  a principal maneira como você contata esses colaboradores, os seus gastos com telefonia provavelmente serão mais altos. . Com a intranet é possível reduzir esses custos e fazer com que os colaboradores mantenham-se conectados à empresa durante o período de ausência, sendo fácil contatá-los a qualquer momento.

 

2- Informações acessíveis em um só local

 

A falta de um canal específico para disponibilizar relatórios, regulamentos, memorandos, objetivos e avisos, resulta em severos problemas para empresas, até mesmo as pequenas. Com a ajuda da intranet é possível que tudo seja disponibilizado em um só local, com poucos cliques para chegar ao destino e com livre acesso para todos.

 

Formulários a serem preenchidos, apresentações e documentos também podem ser disponibilizados na intranet e, dessa forma, eliminamos o excesso de informação encaminhado por e-mail.


 

3- Tempo é dinheiro

 

Pense em todo tempo que poderia ser poupado na empresa apenas com o uso da intranet. A comunicação é facilitada, a disponibilização de documentos é ágil e tudo fica registrado no mesmo lugar para futuras consultas. Certamente muito tempo será economizado, resultando em uma equipe mais produtiva.

 

Se tempo é dinheiro, mais produtividade em menos tempo é um desejo de qualquer empresa. Esse tópico está aqui para te convencer que a intranet é uma grande solução para a otimizar a comunicação interna também em pequenas empresas.

 

4- Mais integração

 

Mesmo em pequenas empresas pode ser que os colaboradores pouco interajam entre si. E por que isso é um problema? Porque passamos muitas horas do nosso dia no ambiente de trabalho e sem que haja integração entre empresa e colaboradores, a chance de insatisfação é maior. Colaboradores pouco integrados também não se sentem a vontade para tirar dúvidas e ouvir a opinião dos colegas,  resultando em perda de qualidade do trabalho.

 

Com a ajuda da intranet os colaboradores podem tirar dúvidas entre si com mais facilidade por meio de ferramentas especificas para isso. Novos colaboradores também podem ser integrados à equipe em tempo otimizado. Quanto mais integração entre os colaboradores, melhor é o ritmo para a realização de tarefas em grupo. Colaboradores integrados entrei si, juntamente com a empresa, resulta em um aumento considerável na produtividade e qualidade de trabalho.

 

5- Hospedagem nas nuvens

 

Com a hospedagem nas nuvens a intranet está bem mais acessível para pequenas empresas. Com esse tipo de armazenamento não é necessário que a empresa invista em um servidor próprio ou tenha alguém especializado em T.I. dentro da empresa para adquirir a intranet. O valor da mensalidade já cobre o armazenamento e o suporte.  

 

6- Segurança

 

Sua empresa utiliza alguma rede social para realizar a comunicação interna? Dados importantes da empresa são disponibilizados por esse meio? Você tem certeza que é a forma mais segura de fazer isso? Redes sociais não específicas para o uso corporativo certamente não são a melhor escolha. Já a intranet é privada apenas para a empresa e pessoas autorizadas, o que limita o acesso. Outra medida de segurança é a criptografia especial no caso de troca de mensagens privadas, disponibilização de arquivos e em todas as atividades realizadas na intranet.

 

Para concluir, podemos afirmar que a intranet certamente é a melhor  escolha para otimizar a comunicação interna da sua empresa. Empresas de grande, médio ou pequeno porte podem desfrutar das qualidades que a intranet tem a oferecer para cada caso. Faça um teste ainda hoje e inove a maneira que a sua empresa usa para se comunicar internamente.