Traçar seu percurso até a meta é o primeiro passo, e talvez o mais importante, para conquistar o sucesso desejado. É importante traçar um caminho com clareza para que seus objetivos sejam cumpridos. Não raramente, empresas traçam metas de crescimento que não conseguem ser cumpridas e muitas vezes a razão dessa situação está em um planejamento ruim.

 

Ao traçar um percurso com ações claras e possíveis de serem cumpridas e acompanhadas, os riscos de falha tornam-se menores. Sabemos que não existe fórmula mágica para alcançar o sucesso, no entanto, é possível realizar um planejamento eficaz e diminuir os riscos de falha. Confira abaixo 7 dicas para cumprir metas de sucesso na sua empresa:

 

1- Identifique e defina bem o seu objetivo

 

Antes de tudo, é preciso saber qual o seu objetivo com clareza. Se o seu objetivo é algo como aumentar o rendimento da empresa, entenda que isso consiste apenas na identificação da sua meta. Para definir o seu objetivo pense e estabeleça números e prazos, dessa forma você poderá traçar um caminho conciso até ele.

 

Tomando como exemplo o caso de aumentar seus rendimentos, estabeleça em números em quanto esse lucro terá aumento e em quanto tempo a empresa deve chegar lá. O resultado será um objetivo bem definido e mais simples de ser traçado, como por exemplo: desejo um aumento de 10% nos lucros da minha empresa no período de 1 ano. Dessa forma podemos seguir para os próximos passos do planejamento.

 

2- Priorize

 

É comum que empresas não tenham apenas uma meta a ser cumprida, pode ser que após identificar e definir o objetivo, você tenha encontrado uma lista deles. Nesses casos é importante analisar o que deve ser priorizado e o que pode ser deixado para depois. A análise deve ser feita com cuidado e todas as variáveis devem ser pensadas para que as metas sejam cumpridas.

 

Tente estabelecer uma relação entre esses objetivos e definir uma ordem para os acontecimentos. Pode ser que a realização de um objetivo dependa de outro, portanto deve haver uma ordem de prioridade. Pode ser também que o momento esteja mais propício para um objetivo do que para outros. Dessa forma, levante variáveis para a realização de seus objetivos e estabeleça uma ordem para que eles aconteçam.

 

3- Identifique os obstáculos

 

Se uma meta ainda não foi alcançada é porque existem obstáculos no caminho até ela. A análise nessa fase está em identificar e entender o motivo desses obstáculos estarem ali. Esse passo ajuda a prever possíveis falhas, já que identificando e conhecendo os obstáculos com antecedência, é possível elaborar boas soluções para eles.

 

4- Elabore e mantenha um fluxo de trabalho

 

No primeiro item dessa lista, você definiu um tempo para que a sua meta seja alcançada. Dessa forma, esse é o tempo que você utilizará para guiar a elaboração dos passos para atingir sua meta. O método Getting Things Done descrito por David Allen, em português conhecido como A Arte De Fazer Acontecer, pode te ajudar. O método acontece em 5 etapas, entenda como:

 

  • Coletar: Nessa fase você descarrega no papel, planilha, aplicativo, etc, tudo que você deve fazer para não se perder.

  • Processar: Analise item por item da sua lista e separe por ordem de prioridade e facilidade.

  • Organizar: Organize os itens da lista. Pode ser enumerando e criando uma ordem para serem realizados ou ainda segmentando grupos de itens em pastas nomeadas com a ordem em que serão realizados.

  • Revisar: Segundo o criador do método, é importante que você revise periodicamente os passos desse método. Portanto, defina um período (diário, semanal ou mensal), para que os 3 primeiros passos sejam refeitos para que você colete, processe e organize novos itens.

  • Fazer: Chegou a hora de tirar do papel todos os dados que coletou até agora e colocá-los em prática de acordo com a organização feita nos itens anteriores. É aqui que as coisas acontecem.

 

Lembre-se: este método é um ciclo, ou seja, ao chegar no último passo do método, você deve voltar e realizar todo o método novamente.

 

5-  Elabore projetos e desafios

 

Os colaboradores são a alma do seu negócio e sem eles é impossível cumprir os objetivos estabelecidos. Mantenha seus colaboradores tão empolgados e motivados quanto você em cumprir as metas da empresa. Para isso, é possível elaborar projetos que desafiem e ofereçam premiações aos colaboradores com maior desempenho de acordo com as metas estabelecidas. Dessa forma, com toda a empresa motivada, fica mais fácil cumprir as metas.

 

6- Substitua estratégias que não dão certo

 

Suas metas podem não estar dando certo por conta de alguma estratégia tomada. É importante revisar periodicamente e caso necessário, substituir por novas. Uma mudança mesmo que a longo prazo pede novas estratégias antes, durante e depois. Mudar a forma como as coisas acontecem na sua empresa pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais se toda a equipe está acostumada a realizar as tarefas de uma determinada forma. Reforce que esta é hora de mudança e adaptação e aproveite para renovar também algumas áreas da sua empresa. Se a sua empresa ainda não utiliza a tecnologia como aliada para a comunicação interna, por exemplo, essa é uma boa hora para se adaptar.

 

7- Faça revisões periódicas

 

Acompanhe o andamento da sua meta em revisões semanais ou mensais. Estabeleça um dia do mês ou da semana para que seja realizada uma reunião na diretoria da empresa, apure dados, realize reuniões em cada departamento e aponte pontos positivos e negativos. Reforce os pontos positivos e proponha mudanças para os pontos negativos. Analise o quanto a empresa está próxima ou distante das metas. Esse é o momento para comemorar o que foi alcançado e também para refletir sobre a distância até as metas.

 

O que separa o abstrato do concreto é a sua ação

 

Seguir as dicas é uma grande ajuda para direcionar suas ações e assim cumprir suas metas. A ação, no entanto, é o que define se as metas serão concretizadas. Assim que você já tiver o seu objetivo definido, comece a botar a mão na massa e evite distrações. A ação diária e o acompanhamento constante do fluxo de trabalho permitem que as metas definidas tenham maiores chances de serem alcançadas.