É comum que alguns dias no ambiente de trabalho você tenha a sensação de improdutividade. O desespero pode tomar conta nesses momentos e parece ser impossível contornar a situação, mas saiba que é viável. Embora não exista uma fórmula a seguir, você pode seguir algumas ações e transformar dias improdutivos em dias criativos e cheios de sucesso.

 

Confira abaixo 7 maneiras de transformar dias improdutivos em sucesso, adicione boa vontade e o resultado será mais produtividade e satisfação:


 

1- Organize-se

 

Ninguém consegue trabalhar e se concentrar em meio ao caos. Jogue fora papéis amassados que estão acumulados na mesa há tempos e tudo que não for útil. O próximo passo é organizar uma lista com os seus afazeres, reuniões e prazos para aquele dia. Manter uma agenda, física ou virtual, poupa tempo e garante que você lembre de todas as suas tarefas.

 

2- Faça o mais simples primeiro

 

Começar por tarefas que você tem mais facilidade é uma ótima opção para alavancar os trabalhos do dia. Aumente gradualmente o ritmo das tarefas ao longo do dia, até chegar ao mais complexo. Se você já começa por algo trabalhoso, as chances de dificuldade e procrastinação durante o dia podem aumentar e fazer com que você fique preso à essa mesma tarefa o dia todo.

 

3- Tenha bons hábitos cotidianos

 

Essa dica ajuda a evitar dias improdutivos. Se você acorda atrasado todos os dias antes de ir pro trabalho, sai de casa sem tomar um bom café da manhã e precisa acelerar para conseguir chegar a tempo, as chances de já chegar no trabalho com stress e cansaço são grandes. Portanto, certifique-se de acordar a tempo e chegar tranquilamente no trabalho, tomar um bom café da manhã para ter energia e assim ter um expediente mais satisfatório.

 

4- Fuja da monotonia

 

Alguns dias parecem não fluir de maneira alguma. Nesses casos, você pode tentar sair da rotina para inovar. Ficar na mesma sala durante várias horas, todos os dias, pode não ser o ambiente ideal para produzir. Você pode, por exemplo, trabalhar na área externa da empresa, caso possível. Ou ainda levar o seu computador para um café. Caso não seja possível deixar a sala, você pode fugir da rotina de outras maneiras, como por exemplo, comprando alguns materiais de escritório diferentes, decorando a sala ou ainda trocando algumas coisas de lugar.

 

5- Desligue-se de distrações

 

Pare de checar o seu e-mail a todo momento. O mesmo vale para o uso de redes sociais. Essas ferramentas possuem sua importância, no entanto, devem ser usadas com sabedoria. Se você passa o dia todo distraindo-se com o que não é relevante, as chances dos seus dias não serem produtivos é enorme.

 

6- Mantenha foco no que é mais urgente

 

Você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Inclusive, se você fizer tudo ao mesmo tempo, é muito provável que o seu trabalho não tenha muita qualidade. Saiba separar o joio do trigo, veja quais são as prioridades para aquele dia e tenha foco.

 

7- Faça uma pausa

 

Um dia de sucesso também significa saber quando parar. Se você está há horas insistindo em algo que não está dando certo, pare por alguns minutos, tome um café e relaxe. A pausa é importante para se desligar por um momento e renovar as energias. Faça um teste e veja como após a pequena pausa as ideias fluem mais tranquilamente.

 

Mesmo dias improdutivos podem ser contornados e transformados em sucesso. As dicas são um exercício diário de treinamento e dessa forma você também previne que os terríveis dias improdutivos aconteçam.