Segunda- feira, após um ótimo final de semana com a família, você está todo animado com a semana que virá, até sentar em frente ao computador abrir a caixa de e-mail e ela estar lotada de novo. Você se identificou com essa situação? Saiba como solucionar esse problema na sua empresa.  
A intranet social é a solução do estresse para muitas organizações, já que ela pode ter várias ferramentas para funções distintas e com isso segmentar de forma eficiente o que você quer saber.
Uma pesquisa elaborada pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, afirma que o excesso de e-mails é uma das grandes causadoras de estresse nos funcionários.
A ferramenta e-mail não é o problema propriamente dito das organizações, o maior problema é o excesso da utilização dessa ferramenta, que foi inventada em 1971 por Ray Tomlinson com a função de troca de mensagens de pessoas pelos computadores. Com a popularização do correio eletrônico, muita gente acabou deixando de fazer ligação e aumentou o fluxo de e-mails na caixa de todo mundo.
 
Vantagens da intranet social
A intranet social é um novo modelo que nada mais é do que a tradicional intranet + ferramentas das redes sociais, o principal objetivo dessa ferramenta é aumentar o fluxo de comunicação entre os colaboradores, pois contam com um sistema de chat online para computadores e mobile onde os funcionários podem resolver conversas rápidas e instantâneas, em dupla ou em grupo e pode utilizar o inbox para envio de documentos importantes. Empresas como a VivaIntra são especializadas nesse novo tipo de comunicação corporativa segura no Brasil.  
 
Como fugir dos longos e-mails de outras empresas
Sabemos que não é possível deixar de utilizar o e-mail, pois ele é um dos pilares da comunicação entre empresas diferentes. Para isso pesquisadores desenvolveram a filosofia das três frases, essa filosofia sugere que criemos uma assinatura personalizada para todos os nossos e-mails: "Desculpe a resposta curta. Eu gostaria de me prolongar mais, porém devido ao volume de e-mails que recebo isso não é possível". E no e-mail inserir o link explicativo da filosofia das três frases http://three.sentenc.es/. Esta abordagem - tratar eficazmente todos os meus e-mails como curtas mensagens SMS - tem funcionado muito bem, segundo Ryan Holmes, CEO do hootsuite. “Eu venho treinando para deixar de fora os excessos e manter apenas os pontos essenciais em um e-mail. Se eu tiver algo mais extenso a dizer, eu simplesmente ligo ou falo em pessoa.” Completa Holmes.
 
A mudança de comportamento organizacional
É claro que a mudança de hábito nas corporações não irá acontecer de um dia para o outro, afinal nos acostumamos a mandar e receber muitos e-mails, mas é uma cultura que pode ser alterada, pois a inserção de novas ferramentas como a intranet social auxilia na comunicação rápida, eficaz e sem o estresse de ter que gastar horas e horas vendo e respondendo tantos e-mails. 
 
 
Por: Rayane Sales