As festas juninas são comemoradas em todo o Brasil no decorrer do mês de Junho e celebram São João. Música, vestes e decoração caipira também fazem parte do contexto. Muitas empresas realizam festas com essa temática para promover a integração dos colaboradores ou aproveitam algum evento, como o lançamento de um novo produto, para incorporar o tema.

 

Ao se deparar com um baixo orçamento, a principal medida tomada pelas empresas é cortar gastos com itens menos relevantes. Muitas empresas decidem, por exemplo, cancelar confraternizações e eventos internos, já que acreditam que esse não seja um item tão relevante assim. No entanto, confraternizações servem para propiciar um momento de agradável de descontração e socialização da equipe.

 

Apesar disso, é possível manter as confraternizações previstas e economizar, basta atentar-se à alguns detalhes. Confira abaixo algumas dicas para fazer uma festa junina econômica na sua empresa:

 

Planejamento

 

O planejamento é a etapa principal para realizar qualquer evento, até mesmo os de pequeno porte. Nessa etapa são decididos local, data, horário e a quantidade de convidados. É importante definir um orçamento máximo e trabalhar os detalhes da festa em cima dele. Dessa forma, os gastos são controlados mais facilmente.

 

Decoração

 

A decoração é primordial para caracterizar uma festa junina. Para fazê-la, existem duas opções: contratar uma empresa especializada ou então improvisar com itens simples, no entanto, não menos charmosos. Bandeiras feitas com páginas de revista ou papel colorido, chapéus de palha nas mesas, copos transparentes com pipoca colorida, toalhas de chita colorida, entre outras ideias são econômicas e trazem um visual incrível para o evento. Em uma rápida busca pela internet também é possível encontrar uma gama de ideias criativas e que cabem no orçamento.

 

Convites

 

Muitas vezes não existe a necessidade de enviar um convite físico aos colaboradores. O convite pode ser feito a partir de uma arte digital enviada pelo e-mail ou então um evento pode ser criado na intranet da empresa. Além de economizar, um convite feito de maneira digital é mais prático já que pode ser disponibilizado à todos os convidados de uma só vez.

 

Cardápio

 

O cardápio da festa junina deve conter comidas típicas. Para economizar nessa etapa, vale pesquisar e fazer orçamentos com diversos estabelecimentos para eleger qual deles oferece o melhor serviço por um preço justo. No caso dos petiscos industrializados vale comprar em supermercados atacadistas.  A boa notícia é que os petiscos de festa junina costumam ter um preço em conta. Abaixo listamos algumas opções:

 

  • Arroz doce

  • Canjica

  • Curau

  • Pamonha

  • Pipoca doce e salgada

  • Amendoim torrado

  • Doces diversos: paçoca, doce de abóbora, doce de leite...

  • Cachorro-quente

  • Bolos (fubá, laranja, milho…)

  • Quentão (sem álcool)

  • Chá

  • Refrigerante

 

Música

 

A música, sem dúvidas, contribui para a animação da festa. A trilha sonora deve ser típica com músicas caipiras. Se o orçamento permitir, é possível contratar um sanfoneiro ou então organizar uma playlist colaborativa com a trilha sonora. Outra opção interessante é encontrar dentro da própria empresa algum colaborador talentoso que fique responsável pela música.

 

Brindes

 

É possível organizar competições e premiar os vencedores, ou ainda, distribuir lembrancinhas à todos que compareceram ao evento.  Lembrancinhas temáticas e charmosas como um saquinho de juta recheado com doces fazem a diferença na sua festa.

 

Competições

 

Fazer uma competição na sua festa junina é uma maneira gratuita de garantir a diversão. Os prêmios aos vencedores podem ser simples, como citamos no tópico acima. Veja abaixo sugestões de competições:

 

  • Melhor traje caipira

  • Melhor prato típico

  • Melhor ideia proposta, no caso de eventos que visam colher opinião dos colaboradores sobre determinado produto ou serviço a ser ofertado pela empresa

  • Corrida no saco de batata

  • Dança das cadeiras

 

Mesmo com baixo orçamento é possível organizar uma festa junina ou ainda outros eventos na empresa. Seguindo um bom planejamento a chance de imprevistos diminui e colabora para o sucesso do evento.