Muitas vezes empresas investem muito em um sistema impecável de intranet, no entanto, não conseguem bons resultados devido à falta de engajamento dos colaboradores. Embora sua intranet esteja dentro das tendências, com ferramentas úteis e com informações relevantes sobre a empresa, nada adianta se os colaboradores não aderirem ao uso.

 

Essa é uma situação alarmante? Perdi meus investimentos? Na verdade, ainda que esse não seja um quadro positivo, é possível reverter a situação. Confira abaixo 7 dicas práticas para garantir o engajamento dos colaboradores na sua intranet:

 

1- Treinamento

 

Se a intranet ainda é uma novidade na sua empresa, não deixe de reservar um tempo para oferecer treinamento adequado para que todos os colaboradores se familiarizem com a nova ferramenta. Aproveite para solucionar dúvidas e colher sugestões para o aprimoramento da mesma.

 

2- Informações relevantes

 

Faça com que os colaboradores tenham que acessar a intranet para saber sobre determinado assunto. Disponibilize com exclusividade na intranet, por exemplo, o regulamento interno da empresa, holerites, banco de horas, entre outros.

 

3- Colaboradores na produção de conteúdo

 

Disponibilize à todos os colaboradores a opção de ser um produtor de conteúdo na intranet. O conhecimento colaborativo é um conceito que está em alta e só tende a crescer. Para isso, o conteúdo da intranet deve ser não hierárquico e desta forma, os colaboradores se sentirão importantes por poderem fazer parte ativamente.

 

4- Discussões relevantes

 

Fóruns, portais de notícias e até mesmo um post na timeline da intranet podem possibilitar discussões muito relevantes. As discussões nesse meio fortalecem a equipe, além de proporcionarem grande possibilidade de surgimento de ideias criativas, resoluções para problemas e sugestões pertinentes.

 

5- Uso do chat

 

Substitua aos poucos o uso do e-mail pelo chat e mostre como a comunicação se torna mais rápida e prática por esse meio. Utilizando o chat, os colaboradores deverão necessariamente manter a página da intranet aberta, o que pode contribuir para o uso  de  outras ferramentas.


 

6- Arquivos

Disponibilize na sua intranet uma ferramenta para upload de arquivos. Dessa forma, podem ser inseridos arquivos de treinamento, minicursos ou guias sobre determinado assunto. Permita que colaboradores também criem arquivos pertinentes aos seus departamentos.

 

7- Atualizações

 

É importante manter a plataforma sempre atualizada, seja na questão de seguir as tecnologias mais recentes ou na produção de conteúdo, que deve ser colaborativa. Quanto mais conteúdo, mais atrativa a sua intranet será. As informações institucionais  também devem estar sempre atualizadas para que os colaboradores possam ter acesso com clareza.

 

Uma intranet de sucesso está diretamente ligada ao uso efetivo de toda a equipe. Lembre-se sempre de acompanhar o engajamento dos colaboradores e caso não esteja satisfatório, seguir as dicas pode reverter positivamente a situação.