Estes três termos são comuns em alguns locais de trabalho, mas você sabe o que realmente significam?

Neste post vamos detalhar os termos de Internet, Intranet e Extranet para que você conheça mais sobre, como funcionam e os benefícios. Vamos lá?

 

Internet

Internet você já deve saber o que é, até porque está navegando nela agora enquanto lê este post. Você sabe como ela surgiu?

 

Embora as guerras trouxeram destruição e inúmeros malefícios, surgiram também inovações tecnológicas, como é o caso da internet, que surgiu em meio à Guerra Fria, no final da década de 1960.

 

Com o nome de Arpanet, surgiu no Departamento de Defesa norte-americano para manter e preservar a comunicação entre militares e cientistas, mesmo se um ataque nuclear acontecesse.

 

Depois disso, a Arpanet se expandiu para o ambiente acadêmico, permitindo transmissão de dados entre universidades de uma maneira rápida e segura. Durante quase duas décadas, apenas os meios acadêmicos e científico estiveram com acesso a essa rede.

 

Aqui no Brasil a internet começou a ser utilizada no final da década de 1980 no Laboratório Nacional de Computação Científica. A partir de 1992, diversas empresas começaram a surgir como provedoras de acesso à internet. Foi nesse mesmo ano que um laboratório europeu (CERN) deu origem ao WWW, World Wide Web utilizada para disponibilizar informações para qualquer usuário da internet.

 

Definição de internet: Um aglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, interligando computadores ao utilizar o protocolo de internet. A internet é hoje uma das melhores formas de se fazer pesquisa, com acesso rápido e fácil, promovendo uma ótima capacidade de assimilação de busca.

 

Hoje serve como um dos principais meios de comunicação. Permite transmitir dados, como fotos, vídeos, textos, entre outros recursos, mesmo à uma enorme distância, aumentando o número de seus usuários a cada dia.

 

Intranet

Hoje em dia as empresas buscam ferramentas e métodos para alinhar a comunicação interna, redução de custos e centralizar informações e arquivos. A intranet é uma dessas ferramentas, que funciona de maneira restrita a um determinado público, como uma empresa, por exemplo. Dessa forma, os colaboradores podem acessá-la com seu usuário e senha específicos.

 

A intranet é, então, uma rede fechada e interna, e ainda possibilita o uso de mais protocolos de comunicação, além do HTTP. O acesso a intranet é, normalmente, feito em um servidor local e uma rede local, a qual chamamos LAN, que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

 

Essa rede interna conecta os usuários, permitindo troca de informação, gerenciamento de arquivos e documentos, centralizando a comunicação entre os usuários. Com essa ferramenta, é possível interligar empresas e departamentos de maneira rápida, segura e eficiente.

 

Extranet

Uma extranet funciona como uma rede compartilhada, divulgando informações presentes na intranet. Ou seja, se uma intranet privada compartilha parte de seu conteúdo com outros usuários (sejam eles fornecedores, clientes, entre outros), essa rede compartilhada é o que chamamos de extranet.

 

Além disso, é possível concentrar uma base de conhecimento para todos os públicos que têm acesso à essa rede.

 

Veja uma comparação entre as três tecnologias:

 

FUNCIONALIDADES INTERNET INTRANET EXTRANET
Restrição de acesso   correct-symbol.png correct-symbol.png
Comunicação instantânea correct-symbol.png correct-symbol.png correct-symbol.png
Comunicação externa/compartilhada correct-symbol.png   correct-symbol.png
Compartilhamento de dados correct-symbol.png correct-symbol.png correct-symbol.png
Rede local (LAN)   correct-symbol.png  


Ficou interessado em ter uma intranet em sua empresa? Faça um cadastro no Vivaintra e experimente centralizar sua comunicação interna, é grátis!