A páscoa é uma importante celebração cristã, marcada pela memória da ressurreição de Jesus Cristo. A origem da data, no entanto, vem da religião judaica e celebra a passagem dos Hebreus, liderados por Moisés, através do mar vermelho. Atualmente, no cenário nacional, a páscoa é muito remetida aos ovos de chocolate. Os ovos foram popularizados como símbolos pascais pelo cristianismo, pois representam fertilidade e nascimento. No entanto, a origem deste símbolo vem das religiões pagãs nórdicas, mais especificamente da comemoração chamada Ostara, de significado muito semelhante ao da páscoa cristã.

 

Apesar da data ser comemorada em grande parte do mundo, principalmente pela cultura ocidental, a páscoa possui diferentes comemorações, datas e significados em cada local. Na Irlanda, por exemplo, no dia da páscoa ninguém pode se mudar de casa ou trabalhar na terra. Conheça abaixo 10 comemorações da páscoa em 10 localidades diferentes:

 

1- Finlândia

 

Similar às comemorações de Halloween nos EUA, a páscoa na Finlândia é marcada por crianças fantasiadas (inclusive de bruxas) e pedindo doces aos vizinhos. Durante o sábado que antecede a páscoa, as comemorações contam com a presença de uma fogueira para espantar espíritos malignos.

 

2- Alemanha

 

Um dos grandes símbolos da páscoa alemã é a árvore com diversos ovos pendurados. Esses ovos podem ser cozidos ou então esvaziados e depois pintados. A atividade de pintar os ovos é uma tradição por lá e toda a família participa da produção.

 

3- Bermudas

 

Nas Bermudas a páscoa é comemorada empinando pipas multicoloridas, feitas artesanalmente. Essa celebração representa a ascensão de cristo ao céu.

 

4- Escócia

 

A comemoração mais tradicional feita na Escócia é uma corrida de ovos de galinha. A brincadeira é realizada pelas crianças e consiste em rolar ovos de galinha ladeira abaixo, ganha quem for o dono do ovo que atingir a maior distância sem quebrar.

 

5- Ucrânia

 

Neste país é muito comum pintar ovos vazios e presentear as pessoas queridas. Cada pintura tem um significado e a tradição é chamada pêssanka.



 

6- Índia

 

Na índia, a maior parte da população é hindu e durante a páscoa os indianos comemoram o festival Holi para lembrar o aparecimento do deus Krishna. O festival é marcado por cores, danças, música e comidas típicas como o Papad, um tipo de massa fina, firme e seca.


 

7- França

 

Uma tradição de páscoa tipicamente francesa é a preparação de uma omelete gigante. A tradição existe desde 1973, ano em que foi preparada a primeira omelete gigante com 15 mil ovos.

 

8- Polônia

 

São utilizados ovos de galinha vazios, tingidos tradicionalmente a partir de tintas e corantes naturais extraídos a partir de plantas. Diferente da tradição ucraniana, na Polônia os ovos são recheados com amendoins doce.

 

9- Grécia

 

A cor vermelha é o maior símbolo de páscoa na Grécia, pois simboliza o sangue de Cristo. São utilizadas nas celebrações velas vermelhas e nas casas são colocados ovos tingidos de vermelho para espantar espíritos malignos.


 

10- América Latina

 

Uma tradição comum apenas nos países da América Latina é malhar o Judas. A tradição consiste em espancar e queimar um boneco que representa o discípulo traidor de Jesus Cristo.

 

A equipe VivaWeb deseja uma feliz páscoa à todos!

 

FONTES: http://finland.fi/pt/vida-amp-sociedade/bruxas-anunciam-pascoa-finlandesa/

http://simplesmenteberlim.com/tradicoes-da-pascoa-na-alemanha/

http://ucraniaonline.blogspot.com.br/2010/03/tradicoes-da-pascoa-na-ucrania.html

http://umabrasileiranagrecia.com/2014/04/pascoa-grega.html

http://www.ijui.com/blog-da-marli-m-siekierski/32928-a-pascoa-para-os-poloneses.html

http://eunaindia.blogspot.com.br/2008/03/feliz-pascoa.html

http://ucraniaonline.blogspot.com.br/2010/03/tradicoes-da-pascoa-na-ucrania.html

http://www.manualdomundo.com.br/2014/04/como-se-comemora-a-pscoa-em-outros-pases/